dc.contributor.author |
Cardoso, Patricia Capitani |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-17T17:43:22Z |
|
dc.date.available |
2018-08-17T17:43:22Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/919 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação do
Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), e tem como objetivo geral identificar
quais são as práticas dos professores atuantes no curso Técnico em Informática das
Escolas e Faculdades QI, da cidade de São Leopoldo, de modo a contribuir para
uma melhor formação discente. Para isso foi necessário primeiramente um olhar
teórico sobre o ser e fazer do professor, ou seja, aspectos relacionados à formação
e às competências necessárias ao fazer docente. Os teóricos norteadores desta
dissertação foram Nóvoa (1992), Tardif (2010), Gauthier et. al (1998), Perrenoud
(2000), Cabrera e La Nasa (2008) e Chickering e Gamson (1987). A investigação
teve como metodologia uma abordagem mista com objetivo exploratório/descritivo e
como procedimento técnico ex-post-facto, tendo como instrumento de pesquisa um
questionário que foi administrado aos egressos do curso Técnico em Informática das
Escolas e Faculdades QI de São Leopoldo, ingressantes em 2008 a 2011. Para a
análise dos dados quantitativos, utilizou-se a Análise Estatística Descritiva proposta
por Quivy (2005), e para análise dos dados qualitativos a Análise de Conteúdo
orientada por Bardin (2008). Das análises dos dados quantitativos emergiram dois
achados. Primeiro evidenciou-se, através dos percentuais valorativos atribuídos para
as questões quantitativas, que os egressos CE (com estágio supervisionado)
parecem ter um olhar mais critico que os SE (sem estágio supervisionado). A
segunda evidência foi na análise das médias gerais dos grupos relacionadas aos
aspectos comuns entre Perrenoud, Cabrera e La Nasa e Chickering e Gamson.
Nesta análise observou-se que nenhum dos grupos atingiu a média máxima nas
respostas oriundas dos egressos. Da análise qualitativa observou-se que existe a
necessidade por parte dos egressos de ter uma maior aproximação com o mercado
de trabalho, aulas que associem a teoria com a prática, e um melhor preparo
didático pedagógico dos professores. Isso destaca a necessidade de repensar as
práticas docentes do curso Técnico em Informática das Escolas e Faculdades QI da
cidade de São Leopoldo, com o propósito de contribuir para uma melhor formação
discente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation is part of the research Teaching Formation, Educational Theories
and Practices of the Master's Degree Post-graduate Program in Education at La
Salle University Center (Unilasalle) and it has as its main goal to identify the teaching
practices of the teachers of the Computer Technician Course at QI Schools and
Colleges in São Leopoldo, in order to contribute for better teaching and learning
processes. With this aim in view, it was primarily necessary a theoretical outlook on
the being and doing of the teacher, which means, to find out the aspects related to
his/her formation and the necessary competencies for teaching. Works of major
authors such as Novoa (1992), Tardif (2010), Gauthier et. al (1998), Perrenoud
(2000), Cabrera and La Nasa (2008) and Chickering and Gamson (1987) were used
to support this study. Seeking to meet the objectives and the proposed research
problem, the methodology used in this dissertation made a quantitative approach
with a descriptive/exploratory goal and had as technical procedure a case study,
having as research tool a questionnaire that was applied to graduates of the
Computer Technician Course of QI Schools and Colleges of São Leopoldo between
2008 and 2011. For the quantitative data analysis, it was used the Descriptive
Statistical Analysis of Content, oriented by Bardin (2008). From the data analysis
emerged two findings. Firstly, throughout the value percentages assigned to the
quantitative questions, it was clear that CE graduates appear to have a more critical
point of view than SE graduates. The second evidence occurred in the general
averages analysis of the related groups to the common aspects among Perrenoud,
Cabrera and La Nasa and Checkering and Gamson. In this analysis was observed
that none of the groups achieved one hundred percent excellence approval in the
answers by the graduates. And from the qualitative data analysis was noticed the
necessity by the graduates of having more proximity with the professional field,
classes that can associate theory with the practice and a better pedagogical usage of
the daily practice by the teachers. It highlights the necessity to rethink the teaching
practices in the Computer Technician Course at QI Schools and Colleges in São
Leopoldo. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos de curso Técnico em Informática |
pt_BR |
dc.title |
Práticas docentes para o curso Técnico em Informática das escolas e faculdades QI: um olhar discente |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Felicetti, Vera Lucia |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |