DSpace Repository

Políticas de fidelização dos estudantes na educação superior: Um estudo do Unilasalle Canoas/RS

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Paulo César Azevedo pt_BR
dc.date.accessioned 2018-08-17T18:15:29Z
dc.date.available 2018-08-17T18:15:29Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/920
dc.description.abstract Esta dissertação caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão central é: como se apresentam as políticas de fidelização dos estudantes na educação superior: um estudo do Unilasalle Canoas/RS. A pesquisa tem por objetivo analisar a política de fidelização dos estudantes de graduação do Centro Universitário La Salle de Canoas/RS – Brasil, no período de 2010-2013. Os instrumentos para coleta de dados são: análise documental e questionário. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos formandos do primeiro semestre de 2014 do Unilasalle. A análise de dados se deu conforme a análise de conteúdos proposta por Bardin. Tal processo gerou 6 categorias: 1) política de financiamento da IES; 2) currículo ligado ao mercado e à vida; 3) demanda por metodologias ativas; 4) o aluno é uma pessoa que reclama por vínculo; 5) espaços físicos diferenciados: ensinoaprendizagem além da sala de aula; 6) gestão acadêmica próxima do aluno. Por fim, serão apresentadas propostas para viabilizar a efetiva fidelização dos alunos no Ensino Superior, por entender que isso significa ir além do acesso e até mesmo da permanência. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation is characterized by being a qualitative research of case study type. The central research question is: how are the policies of retaining the loyalty of students in Higher Education: a study of the Unilasalle Canoas RS. The research aims to analyze the policy of customer loyalty of undergraduate students of the Centro Universitário La Salle Canoas RS - Brazil, in the period 2010-2013. The data collection instruments are: documentary analysis and questionnaire. The survey subjects were the Unilasalle graduating students of the first semester of 2014. The data analysis was a content analysis proposed by Bardin. This process resulted in 6 categories: 1) IES funding policy; 2) curriculum linked to the market and life; 3) demand for active methodologies; 4) the student is a person who complains for link; 5) differentiated physical spaces: teaching and learning beyond the classroom; 6) academic management close to the student. Finally, proposals will be presented to enable the effective retaining of loyalty of students in Higher Education, for understanding that it means to go beyond access and even of permanence. pt_US
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gestão da Educação Superior pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Políticas de fidelização pt_BR
dc.title Políticas de fidelização dos estudantes na educação superior: Um estudo do Unilasalle Canoas/RS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Fossatti, Paulo pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account