O presente trabalho de dissertação, Desafios para uma Educação Emancipatória,
faz parte da linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, tendo como
objetivo examinar e aprofundar a questão sobre a formação dos alunos “trabalhadores”,
verificando se a partir do preparo técnico, eles vivenciaram processos de
emancipação social com novas possibilidades de inserção profissional. Este trabalho
compreende basicamente dois momentos essenciais em sua estrutura: primeiramente
apresenta as origens do trabalho, seus conceitos fundamentais e os aspectos históricos
da educação profissional no Brasil. Finalizando esta primeira parte, são analisadas
diferentes compreensões sobre emancipação social na perspectiva de diferentes
pensadores. O segundo momento da presente dissertação inclui os procedimentos
metodológicos que foram utilizados para a efetivação da pesquisa qualitativa,
a análise das informações e dados obtidos pelos alunos egressos dos cursos
técnicos de Meio Ambiente e Biblioteconomia, em termos de compreensões que os
alunos trabalhadores elaboram sobre a atividade profissional que desempenham no
meio social onde atuam.
The present work of dissertation, Challenges for Emancipatory Education, is part of
the Management, Education and Public Policies research field. It aims at examining
and deepening the working students formation issue, checking whether they have
experienced social emancipation process with new possibilities of professional insertion
from technical school. This study basically comprehends two major subjects in its
structure: firstly it introduces labor sources, its elementary concepts and the historic
aspects of professional Education in Brazil. Having closed this first part, different understanding
about social emancipation under the perspective of different thinkers are
taken in consideration. The second moment of the present study includes methodological
procedures which were taken for qualitative research to be carried out, information
and data gotten by the students who came from Environment and Bibliotechonomy
technical school out of understanding which working students come to
about the professional activity they perform, in the social environment where they
live.