A pesquisa, de cunho documental, insere-se na linha de investigação Formação
de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em
Educação do Centro Universitário La Salle (Canoas – RS). Tem como
problemática investigativa: Quais são os Pilares da Educação Lassalista, na
Rede La Salle no Brasil, decorrentes das aproximações e dos distanciamentos
entre os princípios que caracterizam a educação de qualidade presentes no
Ideário Educativo Lassalista e nos Marcos Regulatórios de Educação
(internacionais e nacionais) e quais os pressupostos teóricos que fundamentam
as temáticas contempladas em cada um desses Pilares? Com base em tal
problemática, formulamos a seguinte tese: O Ideário Educativo Lassalista
contempla o que preconizam os Marcos Regulatórios de Educação
(internacionais e nacionais) relativos aos elementos que caracterizam a
educação de qualidade, demonstrando que, em termos educacionais, a
educação lassalista está na vanguarda. O corpus investigativo do estudo foi
composto pelos seguintes documentos: a) Instituto dos Irmãos das Escolas
Cristãs: Cadernos da Missão Educativa Lassalista (MEL), o Projeto Educativo
Regional Lassalista (PERLA), a Proposta Educativa da Província La Salle BrasilChile;
b) Marcos Regulatórios de Educação: Educação para Todos: Cumprindo
nossos Compromissos Coletivos, A Educação que queremos para a geração dos
bicentenários: as Metas Educativas 2021 e o Plano Nacional de Educação
(PNE). Os dados foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo.
A incursão analítica no corpus investigativo resultou na identificação de cinco
Pilares da Educação Lassalista: a) Revitalizar a Identidade e a Missão Educativa;
b) Promover os direitos humanos e trabalhar pela erradicação de todas as formas
de discriminação; c) Efetivar a prática educativa do acolhimento, do cuidado e
de uma educação que prepara para a vida; d) Consolidar redes de cooperação,
constituindo comunidades educadoras, e e) Gerenciar, monitorar e aprimorar os
processos e as práticas de gestão. Os achados do estudo sinalizam para a
confirmação da tese postulada e poderão contribuir para a reflexão acerca da
educação de qualidade, como um direito de todos, independentemente se tal
educação ocorra em instituições educativas de Educação Básica ou Superior,
pública ou privada, confessionais ou não. Indicam, também, toda a caminhada
6
realizada pelos lassalistas e os desafios e as perspectivas que ainda são
colocados para que se mantenham fiéis à sua Missão e Identidade, os quais se
concretizam por meio da efetivação do Ideário Educativo no cotidiano das
Comunidades por eles mantidas. Por fim, almejamos que esta pesquisa
contribua para: a) a revitalização da Educação na Rede La Salle no Brasil,
visando consolidá-la como referência em educação de qualidade em nível local,
regional e nacional; b) o avanço dos estudos que possuem como centralidade
discursiva e analítica a educação de qualidade; c) o desenvolvimento de novas
pesquisas que discutam o tema em pauta, focando o cenário educacional
lassalista nos âmbitos nacional e internacional.
The research, of documentary nature, is part of the line of research Training of
teachers, educational theories and practices of the Graduate Program in
Education of the La Salle University Center (Canoas – RS). It has as investigative
problematic: What are the Pillars of Lasallian Education in the La Salle Network
in Brazil, due to approximations and distances among the ideology that
characterize the quality education present in the Lasallian Educational Principles
and in the Regulatory Frameworks of Education (international and national) and
which are the theoretical assumptions underlying the themes addressed in each
of these Pillars? Based on this problem, we formulated the following thesis: The
Lasallian Educational ideology contemplates what the Regulatory Frameworks of
Education advocates (international and national) related to the elements that
characterize the quality of education, demonstrating that, in educational terms,
the Lasallian education is at the forefront. The investigative corpus of the study
was composed by the following documents: a) Institute of the Brothers of the
Christian Schools: Papers of the Lasallian Educational Mission (MEL), the
Lasallian Regional Educational Project (PERLA), the Educational Proposal of the
La Salle Brazil-Chile Province; b) Regulatory Frameworks of Education:
Education for All: Fulfilling our Collective Commitments and the Education we
want for the generation of the bicentennials: the Educational Goals 2021 and the
National Education Plan (PNE). Data were analyzed using the Content Analysis
Technique. The analytical investigative foray into the corpus resulted in the
identification of the five Pillars of the Lasallian Education: a) revitalize the Identity
and the Educational Mission; b) promote the human rights and work for the
eradication of all forms of discrimination; c) conduct the educational practice of
reception, care and an education that prepares for life; d) consolidate cooperation
networks, providing educative communities, and e) manage, monitor and improve
processes and management practices. The findings of the study point to the
confirmation of the postulated theory and may contribute to the reflection on the
quality of education as a right for all, regardless of whether such education takes
place in educational institutions of Basic or Higher Education, public or private,
religious or not. They also indicate all the journey held by the Lasallians and the
challenges and prospects that are still placed in order to remain faithful to their
8
Mission and Identity, which are realized through the adoption of the Educational
Ideology in the day by day of the Communities maintained by them. Finally, we
wish that this research will contribute to: a) the revitalization of the Education in
the La Salle Network in Brazil aiming to consolidate it as a reference in quality
education at the local, regional and national level; b) the advancement of the
studies that have as discursive and analytical centrality the quality of education;
c) the development of new research that discusses the topic on the agenda,
focusing on the Lasallian educational scenario in the national and international
levels.