A pesquisa qualitativa, de cunho aplicado, tem como foco a proposição de um
Modelo de Gestão Estratégica para as Instituições de Ensino Superior Privadas
(MGE/IES), tendo em vista a sustentabilidade financeira dessas Instituições. Parte
do pressuposto que a gestão estratégica é um dos elementos centrais para a
efetivação do que preconizam as dimensões presentes no Sistema de Avaliação da
Educação Superior (SINAES) e a perenidade das IES privadas. Diante disso, o
referido Modelo foi desenvolvido tendo como referências: a) as dimensões
avaliativas constantes no Sistema de Avaliação da Educação Superior, e b) os
pressupostos teóricos-metodológicos atinentes à gestão estratégica, destacando-se,
dentre eles, o Planejamento Estratégico, o Balanced Scorecard (BSC), o Business
Model Canvas e o Ciclo do PDCA. Para a construção dos pilares estruturantes do
MGE/IES, foi realizada uma revisão da literatura acerca da temática em pauta. Com
base em tal estudo, o Modelo de Gestão Estratégica para as Instituições de Ensino
Superior Privadas foi estruturado em cinco etapas: Etapa 1: Sistema Nacional de
Avalição da Educação Superior; Etapa 2: Planejamento Estratégico; Etapa 3:
Estruturação do planejamento estratégico nos blocos de negócio do Business
Modelo Canvas; Etapa 4: Categorização dos blocos de negócios do Business
Modelo Canvas nas quatro perspectivas do Balanced Scorecard (BSC); Etapa 5:
Monitoramento dos indicadores e avaliação contínua dos resultados com base no
PDCA. Almejamos que a revisão de literatura, acerca da temática investigativa,
possa contribuir para o avanço nas discussões acerca da gestão estratégica nas IES
privadas, especialmente, no que se refere às inter-relações entre a gestão e a
qualidade da educação superior com sustentabilidade financeira. Além disso,
esperamos que o modelo desenvolvido se constitua numa referência teóricometodológica
que possa ser adotada pelas IES privadas, contribuindo para a gestão
da sustentabilidade financeira dessas Instituições.
The applied qualitative research has focused on proposing a Strategic Management
Model for Private Higher Education Institutions (‘MGE/IES’), in view of the financial
sustainability of these Institutions. The research has taken from the assumption that
strategic management is one of the central elements for the accomplishment of what
the dimensions of the Higher Education Assessment System (‘SINAES’) and the
perenniality of private ‘IES’ have been. Therefore, the aforementioned Model has
been developed with reference to: a) the evaluative dimensions contained in the
Higher Education Evaluation System, and b) the theoretical and methodological
assumptions related to strategic management, such as the Strategic Planning, the
Balanced Scorecard (BSC), the Business Model Canvas, and the PDCA Cycle. For
the construction of the structuring pillars of the ‘MGE/IES’, a review of the literature
on that subject has been carried out. Based on this study, the Strategic Management
Model for Private Higher Education Institutions has been structured in five stages:
Stage 1: National System of Evaluation of Higher Education; Stage 2: Strategic
Planning; Step 3: Structuring of the strategic planning in the business blocks of the
Business Model Canvas; Stage 4: Categorization of the business blocks of the
Business Model Canvas at four perspectives of the Balanced Scorecard (BSC);
Stage 5: Monitoring of the indicators and ongoing evaluation of results based on the
PDCA. We have expected that the literature review on the research topic can
contribute to the advancement of the discussions about strategic management in
private ‘IES’, especially regarding to the interrelations between management and the
quality of higher education with financial sustainability. In addition, we have expected
that the developed model will constitute into a theoretical-methodological reference
that can be adopted by the private ‘IES’, contributing to the management of the
financial sustainability of these Institutions.