dc.contributor.author |
Mendes, Pablo Eugênio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-09-13T17:26:40Z |
|
dc.date.available |
2018-09-13T17:26:40Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/954 |
|
dc.description.abstract |
A temática deste ensaio dissertativo centra esforços na análise de fenômenos
atuais emergidos fundamentalmente por três conceitos: Tecnologia, Expressão e
Significado. Tecnologia entendida como a base conceitual para se compreender o
fenômeno conhecido como TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação);
Expressão compreendida como a base conceitual para se compreender o fenômeno
ligado ao caminho, sentido (direção), processo histórico e sua consequência no agora;
Significado como a base conceitual para se compreender o fenômeno ligado ao impacto
das mudanças ocorridas, sobretudo, após a década de 1990 na educação e na sociedade.
Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa do Mestrado em Educação do Unilasalle:
Formação de Professores, teorias e práticas educativas. Visa-se discutir a elaboração
de práticas educativas criativas e ávidas para a construção de conhecimentos pertinentes
ao mundo do trabalho de modo co-laborativo, a emancipação do sujeito e a cidadania,
aliada aos processos de capacitação e aprendizagem constante através do exercício do
diálogo e do respeito às diferenças, a diversidade cultural, contribuindo crítica e
construtivamente com o seu meio ambiente. O suporte teórico consiste na explicitação
de um edifício de sentidos e significados baseados na nova hermenêutica em prol das
práticas educativas e da construção de conhecimentos pertinentes ao processo de
formação educativa, cultural, profissional e cidadã. Finalmente, a partir da concepção
fenomenológica e de uma hermenêutica voltada à epistemologia, pretende-se a uma
reflexão para a observação de propostas criativas de qualificação das práticas educativas
no universo docente visando contribuir para a capacitação no trato da constituição do
sujeito emancipado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The theme of this essay dissertative focuses efforts on the analysis of current
phenomena emerged primarily by three concepts: Technology, Expression and
Meaning. Technology understood as the conceptual basis for understanding the
phenomenon known as ICT (Information and Communication); Expression understood
as the conceptual basis for understanding the phenomenon on the road, sense
(direction), the historical process and its consequence in the now; meaning as the
conceptual basis for understanding the phenomenon linked to the impact of changes,
especially after the 1990s in education and society. The aim is to discuss the
development of creative educational practices and eager to build knowledge relevant to
the world of work, the subject of emancipation and citizenship, coupled with the
processes of training and constant learning through the exercise of dialogue and respect
for differences, cultural diversity, contributing critically and constructively with their
environment. The theoretical support is the explicitness of a building of meanings based
on the new hermeneutics in favor of educational practices and the construction of
knowledge relevant to the educational process educational, cultural, professional and
citizen. Finally, from the design of a hermeneutic phenomenological oriented
epistemology, it is intended to reflect for observing creative proposals qualification of
educational practices in the universe aimed at teaching enable him to treat the subject
constitution emancipated. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Hermenêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologia, expressão e significado nas práticas educativas e nas construções de conhecimentos de professores de ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Gilberto Ferreira da |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |