DSpace Repository

Tecnologia, expressão e significado nas práticas educativas e nas construções de conhecimentos de professores de ensino médio

Show simple item record

dc.contributor.author Mendes, Pablo Eugênio pt_BR
dc.date.accessioned 2018-09-13T17:26:40Z
dc.date.available 2018-09-13T17:26:40Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/954
dc.description.abstract A temática deste ensaio dissertativo centra esforços na análise de fenômenos atuais emergidos fundamentalmente por três conceitos: Tecnologia, Expressão e Significado. Tecnologia entendida como a base conceitual para se compreender o fenômeno conhecido como TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação); Expressão compreendida como a base conceitual para se compreender o fenômeno ligado ao caminho, sentido (direção), processo histórico e sua consequência no agora; Significado como a base conceitual para se compreender o fenômeno ligado ao impacto das mudanças ocorridas, sobretudo, após a década de 1990 na educação e na sociedade. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa do Mestrado em Educação do Unilasalle: Formação de Professores, teorias e práticas educativas. Visa-se discutir a elaboração de práticas educativas criativas e ávidas para a construção de conhecimentos pertinentes ao mundo do trabalho de modo co-laborativo, a emancipação do sujeito e a cidadania, aliada aos processos de capacitação e aprendizagem constante através do exercício do diálogo e do respeito às diferenças, a diversidade cultural, contribuindo crítica e construtivamente com o seu meio ambiente. O suporte teórico consiste na explicitação de um edifício de sentidos e significados baseados na nova hermenêutica em prol das práticas educativas e da construção de conhecimentos pertinentes ao processo de formação educativa, cultural, profissional e cidadã. Finalmente, a partir da concepção fenomenológica e de uma hermenêutica voltada à epistemologia, pretende-se a uma reflexão para a observação de propostas criativas de qualificação das práticas educativas no universo docente visando contribuir para a capacitação no trato da constituição do sujeito emancipado. pt_BR
dc.description.abstract The theme of this essay dissertative focuses efforts on the analysis of current phenomena emerged primarily by three concepts: Technology, Expression and Meaning. Technology understood as the conceptual basis for understanding the phenomenon known as ICT (Information and Communication); Expression understood as the conceptual basis for understanding the phenomenon on the road, sense (direction), the historical process and its consequence in the now; meaning as the conceptual basis for understanding the phenomenon linked to the impact of changes, especially after the 1990s in education and society. The aim is to discuss the development of creative educational practices and eager to build knowledge relevant to the world of work, the subject of emancipation and citizenship, coupled with the processes of training and constant learning through the exercise of dialogue and respect for differences, cultural diversity, contributing critically and constructively with their environment. The theoretical support is the explicitness of a building of meanings based on the new hermeneutics in favor of educational practices and the construction of knowledge relevant to the educational process educational, cultural, professional and citizen. Finally, from the design of a hermeneutic phenomenological oriented epistemology, it is intended to reflect for observing creative proposals qualification of educational practices in the universe aimed at teaching enable him to treat the subject constitution emancipated. pt_US
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Hermenêutica pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.title Tecnologia, expressão e significado nas práticas educativas e nas construções de conhecimentos de professores de ensino médio pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Gilberto Ferreira da pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account