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O imaginário do futebol no Brasil: interferências nos modos de viver, projetos de vida e futuro de jovens adolescentes vinculados a programas sociais esportivos

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dc.contributor.author Rottmann, Hans Gert pt_BR
dc.date.accessioned 2019-04-25T19:28:36Z
dc.date.available 2019-04-25T19:28:36Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1145
dc.description.abstract Esta tese busca compreender quais as possíveis interferências do imaginário acerca do futebol no país, sobre modos de viver, projetos de vida e futuro de jovens adolescentes praticantes dessa modalidade no contexto de três Programas/Projetos Sociais Esportivos (PPSE) da Grande Porto Alegre. Para isso, foram realizados grupos de discussão com jovens adolescentes e entrevistas com monitores, professores e gestores em três programas/projetos sociais diferentes que desenvolvem estratégias e ações educativas por meio de atividades ligadas ao futebol. O estudo, de caráter exploratório descritivo, eminentemente qualitativo, na forma de um estudo de caso, possui uma perspectiva fenomenológica hermenêutica e se serviu da análise textual discursiva para tratamento dos materiais produzidos. A análise sobre o imaginário do futebol entre jovens adolescentes utilizou-se principalmente dos pressupostos teóricos de Cornelius Castoriadis (1982, 1987 e 2007) e Michel Maffesoli (1996, 2005 e 2006). Com o intuito de entender como o futebol se consolidou como o esporte de maior importância no país, a pesquisa resgatou a história desse esporte no mundo até sua chegada ao Brasil, transformando-se em símbolo nacional. O campo de pesquisa envolveu encontros realizados em três Programas/Projetos Sociais localizados na Grande Porto Alegre, a partir de observações registradas em grupos de discussão com os jovens, em notas de campo e entrevistas semiestruturadas com educadores. Disso resultaram cinco linhas de sentido a partir das quais foi montada a compreensão geral do fenômeno estudado, a saber: a) Futebol, imaginário, carreira e dinheiro; b) Ídolos do futebol, clubes, identificações e heroísmo; c) Sociabilidades esportivas, redes de convivência, interatividade e riscos sociais; d) Espaços para aprendizagens, valorização da escola, inclusão e reconhecimento; e) Futebol: símbolo nacional, paixão, herança e subjetividades. A pesquisa desenvolvida resultou nesta tese, segundo a qual as narrativas dos jovens adolescentes que praticam futebol, no contexto de Programas/Projetos Sociais Esportivos, expressam, em grande medida, o imaginário do futebol no país – construído hegemonicamente por discursos e representações midiáticas –, sobre o qual as práticas educativas desempenham um papel de mediação que pode interferir positivamente nos modos de ser e viver, nos projetos de vida e futuro dos jovens adolescentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Futebol pt_BR
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Imaginário pt_BR
dc.subject Programas/projetos sociais pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.title O imaginário do futebol no Brasil: interferências nos modos de viver, projetos de vida e futuro de jovens adolescentes vinculados a programas sociais esportivos pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Ratto, Cleber Gibbon pt_BR
dc.degree.local Canoas - RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


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