Abstract:
Esta tese busca compreender quais as possíveis interferências do imaginário acerca do futebol
no país, sobre modos de viver, projetos de vida e futuro de jovens adolescentes praticantes
dessa modalidade no contexto de três Programas/Projetos Sociais Esportivos (PPSE) da
Grande Porto Alegre. Para isso, foram realizados grupos de discussão com jovens
adolescentes e entrevistas com monitores, professores e gestores em três programas/projetos
sociais diferentes que desenvolvem estratégias e ações educativas por meio de atividades
ligadas ao futebol. O estudo, de caráter exploratório descritivo, eminentemente qualitativo, na
forma de um estudo de caso, possui uma perspectiva fenomenológica hermenêutica e se
serviu da análise textual discursiva para tratamento dos materiais produzidos. A análise sobre
o imaginário do futebol entre jovens adolescentes utilizou-se principalmente dos pressupostos
teóricos de Cornelius Castoriadis (1982, 1987 e 2007) e Michel Maffesoli (1996, 2005 e
2006). Com o intuito de entender como o futebol se consolidou como o esporte de maior
importância no país, a pesquisa resgatou a história desse esporte no mundo até sua chegada ao
Brasil, transformando-se em símbolo nacional. O campo de pesquisa envolveu encontros
realizados em três Programas/Projetos Sociais localizados na Grande Porto Alegre, a partir de
observações registradas em grupos de discussão com os jovens, em notas de campo e
entrevistas semiestruturadas com educadores. Disso resultaram cinco linhas de sentido a partir
das quais foi montada a compreensão geral do fenômeno estudado, a saber: a) Futebol,
imaginário, carreira e dinheiro; b) Ídolos do futebol, clubes, identificações e heroísmo; c)
Sociabilidades esportivas, redes de convivência, interatividade e riscos sociais; d) Espaços
para aprendizagens, valorização da escola, inclusão e reconhecimento; e) Futebol: símbolo
nacional, paixão, herança e subjetividades. A pesquisa desenvolvida resultou nesta tese,
segundo a qual as narrativas dos jovens adolescentes que praticam futebol, no contexto de
Programas/Projetos Sociais Esportivos, expressam, em grande medida, o imaginário do
futebol no país – construído hegemonicamente por discursos e representações midiáticas –,
sobre o qual as práticas educativas desempenham um papel de mediação que pode interferir
positivamente nos modos de ser e viver, nos projetos de vida e futuro dos jovens adolescentes.