DSpace Repository

Olhares dos tutores sobre o próprio processo de formação continuada: um estudo de caso em cursos de graduação em EAD

Show simple item record

dc.contributor.author Kreme, Michele de Mattos pt_BR
dc.date.accessioned 2019-05-24T21:30:53Z
dc.date.available 2019-05-24T21:30:53Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1161
dc.description.abstract A educação a distância se caracteriza como uma modalidade educacional na qual a mediação é efetivada por tutores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, dispersos geograficamente, com a utilização de tecnologias digitais. Nesse cenário, entendemos que o processo formativo desses tutores ainda suscita reflexões e investigações que possam contribuir para a qualificação da função e do próprio processo formativo em si. É nessa perspectiva que propomos esta dissertação com o objetivo de compreender quais as percepções dos tutores dos cursos de graduação na modalidade a distância da Universidade La Salle acerca do próprio processo formativo, considerando a fluência tecnológica digital e pedagógica para atuar no contexto da cibercultura. Para base teórica, utilizamos autores como Nóvoa (1994 e 2004); Tardif (2002); Lemos (2004); Levy (1999); Schneider (2017); Schlemmer (2011); Santos (2009; 2010; 2014), entre outros que estudam a temática. A presente pesquisa vincula-se à linha de pesquisa denominada “Culturas, linguagens e tecnologias na educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Ela é de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso, no qual foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário online respondido pelos 46 tutores participantes e registros textuais realizados no fórum temático. Para a análise e interpretação dos dados, utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Ao final do estudo, emergiram, dentre várias, quatro categorias de análise mais citadas pelos participantes em suas respostas. Foram elas: o tutor como mediador e dinamizador do processo de ensino e aprendizagem; a formação continuada na apropriação de conhecimento sobre a fluência tecnológica digital e pedagógica; o papel do tutor; a relevância da formação continuada na ação de tutoria. A partir dessas categorias, foi possível compreender as percepções dos tutores sobre sua própria prática, as quais apontaram para o reconhecimento da importância das formações continuadas, tanto para o crescimento profissional quanto pessoal, e principalmente destacando aspectos pedagógicos para atuar na tutoria na modalidade EaD. Também nos foi possível tecer um corpo de recomendações para futuras iniciativas de formação de tutores no contexto da cibercultura. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Tutoria pt_BR
dc.subject Cibercultura pt_BR
dc.title Olhares dos tutores sobre o próprio processo de formação continuada: um estudo de caso em cursos de graduação em EAD pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande, Cledes Antonio pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Mantovani, Ana Margô pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account