DSpace Repository

As políticas educacionais e o currículo a partir do Ensino Religioso

Show simple item record

dc.contributor.author Fuchs, Henri Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2019-11-28T17:02:34Z
dc.date.available 2019-11-28T17:02:34Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1241
dc.description.abstract Esta dissertação tem por objetivo analisar o processo histórico da Educação Brasileira nas políticas educacionais, a partir do componente curricular Ensino Religioso à luz da laicidade. O método dialético constitui a base para o desenvolvimento da pesquisa. A relação IgrejaEstado na perspectiva da laicidade, a inclusão do Ensino Religioso nas políticas educacionais a partir da legislação vigente, bem como a fundamentação que caracteriza esse componente curricular e área de conhecimento foram refletidos no trabalho. As relações Igreja-Estado foram analisadas a partir das políticas educacionais implantadas nas propostas curriculares para o Ensino Religioso dos Estados de Santa Catarina e Goiás. A metodologia dialética adotada na pesquisa é apresentada com o objetivo de descrever o processo de construção da dissertação. Os estudos realizados possibilitaram a compreensão de que as políticas educacionais são construídas a partir das contradições existentes da sociedade e que, de acordo com o contexto e os sujeitos envolvidos, as políticas educacionais produzem indicativos diferentes de ação e intervenção na realidade. No caso específico do Ensino Religioso, nos dois casos analisados, pode-se perceber que as concepções que sustentam a inserção do componente curricular e área de conhecimento possuem aproximações na medida em que se apóiam na legislação da educação brasileira, mas as políticas educacionais resultaram em perspectivas diferentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Ensino Religioso pt_BR
dc.subject Laicidade pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title As políticas educacionais e o currículo a partir do Ensino Religioso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Gilberto Ferreira pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account