Abstract:
Esta dissertação foi concebida no Programa de Mestrado em Educação da
Universidade La Salle, na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas.
Considerando a educação profissional e sua intencionalidade de formação para o
trabalho, são estabelecidas diferentes configurações nos percursos educativos para
assegurar a interface escola - mundo do trabalho. Esta dissertação analisa a
experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) em virtude da
especificidade da oferta educativa existente neste âmbito, atentando especialmente
para sua vertente inclusiva. A investigação de cunho qualitativo e descritivo foi
desenvolvida a partir de pesquisa documental atinente às publicações institucionais e
materiais de apoio do PSAI, avaliados na perspectiva da análise de conteúdo. Como
categorias de análise foram estabelecidas as seguintes dimensões: adaptação
curricular; oficinas, sala de aula e materiais pedagógicos acessíveis; qualificação
docente; e qualificação dos profissionais que atuam na instituição. Foram analisadas
16 publicações institucionais relativas à temática, documentos relativos às adaptações
na oferta dos cursos de educação profissional e procedimentos de avaliação dos
alunos. Os resultados apontam que a capacitação dos instrutores não se institui como
formação continuada, o que também se evidencia na dimensão pedagógica, que conta
com alguns recursos, mas necessitaria de maior acompanhamento para atender ao
propósito inclusivo. A composição das turmas e a certificação advinda dos cursos
PSAI apontam para uma concepção do aluno com deficiência e de sua potencialidade
laboral que ensejam reflexão diante dos desafios da educação inclusiva.