DSpace Repository

Educação profissional e a inclusão de alunos com deficiência: a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações

Show simple item record

dc.contributor.author Salvaro, Cesar Bresolin
dc.date.accessioned 2020-01-09T13:17:16Z
dc.date.available 2020-01-09T13:17:16Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1248
dc.description.abstract Esta dissertação foi concebida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Considerando a educação profissional e sua intencionalidade de formação para o trabalho, são estabelecidas diferentes configurações nos percursos educativos para assegurar a interface escola - mundo do trabalho. Esta dissertação analisa a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) em virtude da especificidade da oferta educativa existente neste âmbito, atentando especialmente para sua vertente inclusiva. A investigação de cunho qualitativo e descritivo foi desenvolvida a partir de pesquisa documental atinente às publicações institucionais e materiais de apoio do PSAI, avaliados na perspectiva da análise de conteúdo. Como categorias de análise foram estabelecidas as seguintes dimensões: adaptação curricular; oficinas, sala de aula e materiais pedagógicos acessíveis; qualificação docente; e qualificação dos profissionais que atuam na instituição. Foram analisadas 16 publicações institucionais relativas à temática, documentos relativos às adaptações na oferta dos cursos de educação profissional e procedimentos de avaliação dos alunos. Os resultados apontam que a capacitação dos instrutores não se institui como formação continuada, o que também se evidencia na dimensão pedagógica, que conta com alguns recursos, mas necessitaria de maior acompanhamento para atender ao propósito inclusivo. A composição das turmas e a certificação advinda dos cursos PSAI apontam para uma concepção do aluno com deficiência e de sua potencialidade laboral que ensejam reflexão diante dos desafios da educação inclusiva. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.title Educação profissional e a inclusão de alunos com deficiência: a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Ziliotto, Denise Macedo pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account