Abstract:
Esta “viagem investigativa” tem como objetivo geral analisar as potencialidades do
Ensino Médio Politécnico como proposta pedagógica inscrita na perspectiva da
educação intercultural decolonizadora. A investigação ampara-se nos estudos
desenvolvidos pelo coletivo de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em
Educação Intercultural (GPEI), vinculado à linha de pesquisa Formação de
Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS.
Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo do tipo analítica, com abordagem
qualitativa. A produção dos dados foi realizada em 2014, mediante aplicação de
questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário
Integrado, em 30 escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Na análise dos
dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs
(ATG) e a análise discursiva bakhtiniana (ADB). Como ancoragem teórica,
pressupostos de Walsh (pedagogias decoloniais, com ênfase na interculturalidade),
Sposito e Pais (juventudes), Bhabha e Santiago (entre-lugar), Candau
(interculturalidade), entre outros autores, alicerçaram a pesquisa. O documento-base
da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), sobre a
reestruturação do ensino médio e implantação da proposta pedagógica, constituiu-se
em texto propulsor para a análise discursiva. Tendo no horizonte os objetivos
estabelecidos – geral e específicos –, prospectando significações e sentidos nos
discursos das quatro instâncias educacionais – regulatória, discente, docente e teórica
–, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no
protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a
intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade;
protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a
interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Logo, diante dos
resultados, confirma-se a tese: A proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico
tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural
decolonizadora.