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Por uma proposta pedagógica na perspectiva da educação intercultural decolonizadora

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dc.contributor.author Munsberg, João Alberto Steffen
dc.date.accessioned 2020-04-23T17:35:39Z
dc.date.available 2020-04-23T17:35:39Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1386
dc.description.abstract Esta “viagem investigativa” tem como objetivo geral analisar as potencialidades do Ensino Médio Politécnico como proposta pedagógica inscrita na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. A investigação ampara-se nos estudos desenvolvidos pelo coletivo de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI), vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo do tipo analítica, com abordagem qualitativa. A produção dos dados foi realizada em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs (ATG) e a análise discursiva bakhtiniana (ADB). Como ancoragem teórica, pressupostos de Walsh (pedagogias decoloniais, com ênfase na interculturalidade), Sposito e Pais (juventudes), Bhabha e Santiago (entre-lugar), Candau (interculturalidade), entre outros autores, alicerçaram a pesquisa. O documento-base da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), sobre a reestruturação do ensino médio e implantação da proposta pedagógica, constituiu-se em texto propulsor para a análise discursiva. Tendo no horizonte os objetivos estabelecidos – geral e específicos –, prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro instâncias educacionais – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Logo, diante dos resultados, confirma-se a tese: A proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino Médio - Politécnico pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Juventude - Protagonismo pt_BR
dc.subject Decolonialidade pt_BR
dc.title Por uma proposta pedagógica na perspectiva da educação intercultural decolonizadora pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Gilberto Ferreira da pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


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