Abstract:
O direito à educação de qualidade, firmado em dispositivos legais internacionais e
nacionais, é um direito indispensável para a efetivação dos demais direitos essenciais
à dignidade humana. A pesquisa, tipo Estudo de Caso, problematiza as concepções
dos educadores que exercem a docência, no ano de 2019, nas Instituições lassalistas
de Serviço Educativo aos e com os pobres, situadas no Brasil. Aborda os desafios, os
limites e as possibilidades da oferta de educação de qualidade em contextos de
vulnerabilidade social, e de que forma tais concepções se relacionam com o Ideário
Educativo Lassalista e os dispositivos legais que versam sobre o direito à educação.
Busca, no Ideário Educativo Lassalista e nos demais documentos difundidos pelo
Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (em nível de Instituto, de América Latina e
Caribe e do Brasil), os fundamentos relativos ao Serviço Educativo aos e com os
Pobres como fonte de inspiração para a ação educativa Lassalista na
contemporaneidade. No que se refere à educação de qualidade, recorre aos
documentos difundidos a partir da década de 90 pela Organização das Nações Unidas
para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aos dispositivos legais que
orientam a ação educativa no Brasil, e que possuem como premissa a educação como
um direito a ser assegurado a todas as pessoas, juntamente com os demais direitos
fundamentais à dignidade humana. As unidades de análise são oito escolas
localizadas em estados brasileiros, sendo os participantes do estudo, 97 educadores
que atuam em alguma dessas escolas. Os dados, coletados por meio da análise
documental e do questionário, são analisados com base na Técnica de Conteúdo. O
estudo se insere na linha de Investigação Gestão, Educação e Políticas Públicas do
Programa de Pós-graduação (Doutorado em Educação) da Universidade La Salle
(Canoas/RS). Dentre os principais achados, destacam-se: a) as Escolas de Serviço
Educativo aos e com os Pobres ofertam uma educação de qualidade por meio do
fortalecimento das relações familiares e comunitárias; da promoção da educação
humana e cristã; da integração e partilha de experiências na comunidade educativa,
valorizando o sentido de vida coletiva, dentre outros; b) a gestão dos recursos
econômico-financeiros é um desafio para a manutenção das Escolas, como a
equiparação salarial, a infraestrutura, os recursos humanos e didático-pedagógicos;
c) a necessidade da formação continuada dos educadores contemplar reflexões
acerca dos documentos (do Instituto dos Irmãos e aqueles específicos da Província
La Salle Brasil Chile e os demais que orientam a ação educativa em nível internacional
e nacional), considerando que eles conferem uma identidade à educação lassalista; e
d) importância da continuidade de políticas, de programas e da proposição de
estratégias e ações específicas, em nível de Província, que reafirmam a centralidade
do Serviço Educativo aos e com os Pobres no Ideário e Missão Educativa Lassalistas.