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Por uma educação de qualidade nas comunidades educativas de serviço educativo aos e com os pobres: das origens do instituto dos irmãos das escolas cristãs às comunidades educativas da província La Salle Brasil-Chile

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dc.contributor.author Ramos, Roberto Carlos
dc.date.accessioned 2020-06-10T20:32:33Z
dc.date.available 2020-06-10T20:32:33Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1402
dc.description.abstract O direito à educação de qualidade, firmado em dispositivos legais internacionais e nacionais, é um direito indispensável para a efetivação dos demais direitos essenciais à dignidade humana. A pesquisa, tipo Estudo de Caso, problematiza as concepções dos educadores que exercem a docência, no ano de 2019, nas Instituições lassalistas de Serviço Educativo aos e com os pobres, situadas no Brasil. Aborda os desafios, os limites e as possibilidades da oferta de educação de qualidade em contextos de vulnerabilidade social, e de que forma tais concepções se relacionam com o Ideário Educativo Lassalista e os dispositivos legais que versam sobre o direito à educação. Busca, no Ideário Educativo Lassalista e nos demais documentos difundidos pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (em nível de Instituto, de América Latina e Caribe e do Brasil), os fundamentos relativos ao Serviço Educativo aos e com os Pobres como fonte de inspiração para a ação educativa Lassalista na contemporaneidade. No que se refere à educação de qualidade, recorre aos documentos difundidos a partir da década de 90 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aos dispositivos legais que orientam a ação educativa no Brasil, e que possuem como premissa a educação como um direito a ser assegurado a todas as pessoas, juntamente com os demais direitos fundamentais à dignidade humana. As unidades de análise são oito escolas localizadas em estados brasileiros, sendo os participantes do estudo, 97 educadores que atuam em alguma dessas escolas. Os dados, coletados por meio da análise documental e do questionário, são analisados com base na Técnica de Conteúdo. O estudo se insere na linha de Investigação Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação (Doutorado em Educação) da Universidade La Salle (Canoas/RS). Dentre os principais achados, destacam-se: a) as Escolas de Serviço Educativo aos e com os Pobres ofertam uma educação de qualidade por meio do fortalecimento das relações familiares e comunitárias; da promoção da educação humana e cristã; da integração e partilha de experiências na comunidade educativa, valorizando o sentido de vida coletiva, dentre outros; b) a gestão dos recursos econômico-financeiros é um desafio para a manutenção das Escolas, como a equiparação salarial, a infraestrutura, os recursos humanos e didático-pedagógicos; c) a necessidade da formação continuada dos educadores contemplar reflexões acerca dos documentos (do Instituto dos Irmãos e aqueles específicos da Província La Salle Brasil Chile e os demais que orientam a ação educativa em nível internacional e nacional), considerando que eles conferem uma identidade à educação lassalista; e d) importância da continuidade de políticas, de programas e da proposição de estratégias e ações específicas, em nível de Província, que reafirmam a centralidade do Serviço Educativo aos e com os Pobres no Ideário e Missão Educativa Lassalistas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação de Qualidade pt_BR
dc.subject Comunidades Educativas Lassalistas pt_BR
dc.subject Província La Salle Brasil-Chile pt_BR
dc.title Por uma educação de qualidade nas comunidades educativas de serviço educativo aos e com os pobres: das origens do instituto dos irmãos das escolas cristãs às comunidades educativas da província La Salle Brasil-Chile pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Sarmento, Dirléia Fanfa pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Menegat, Jardelino pt_BR


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