DSpace Repository

O educador no ideário educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e as demandas educacionais contemporâneas

Show simple item record

dc.contributor.author Salami, Marcelo Cesar
dc.date.accessioned 2021-01-04T17:02:59Z
dc.date.available 2021-01-04T17:02:59Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SALAMI, Marcelo Cesar. O educador no ideário educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e as demandas educacionais contemporâneas. 2020. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Dispoinivel em: http://hdl.handle.net/11690/1437.Acesso em: 04 jan. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1437
dc.description.abstract A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho teórico documental, teve como foco investigativo as concepções sobre o Educador Lassalista e as demandas educacionais presentes no Ideário Educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e suas aproximações e distanciamentos com as concepções e demandas identificadas nos Marcos Regulatórios da Educação difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir da década de 1990. O referencial teórico, que embasa o estudo, concentra-se em Lauraire (2006, 2008, 2011 e 2014); Hengemüle (1997, 2011), Corbellini (1996 e 2002) e Marquiegui (2012). O corpus investigativo está composto por documentos do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e os Marcos Regulatórios de Educação decorrentes dos fóruns mundiais de educação, difundidos pela UNESCO. Enquanto metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho teórico documental. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, adotando-se como unidade de análise eixos temáticos. Com relação às concepções sobre o educador, ficou evidenciado que a dimensão profissional, a mediação pedagógica e a formação continuada aproximam o educador encontrado nos documentos que versam sobre o Ideário Educativo Lassalista do educador (professor) encontrado nos Marcos Regulatórios da Educação. Com relação às demandas educacionais, percebemos um significativo alinhamento entre aquelas identificadas nos Cadernos da Missão Educativa Lassalista (MEL) com as dos Marcos Regulatórios. Os distanciamentos entre as concepções do educador ficam mais evidenciados quando uns documentos apresentam um educador que compreende sua profissão como vocação e associado para a Missão Educativa Lassalista e outro como profissional da educação (professor, agente) que carece de maior dignidade por conta de sua baixa remuneração, condições inadequadas de trabalho e ausência de plano de desenvolvimento de carreira. Com relação às demandas educacionais, inferimos que os distanciamentos se concentram na formação dos estudantes para a interioridade (valores evangélico-cristãos) e no diálogo intercultural e inter-religioso identificados com maior ênfase nos Cadernos MEL. As demandas relacionadas com a formação de agentes de alfabetização, gestores e administradores educativos, bem como ao estabelecimento de metas e indicadores de desempenho de conhecimento tem maior destaque e evidência nos Marcos Regulatórios da Educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educador Lassalista pt_BR
dc.subject Ideário educativo pt_BR
dc.subject Marcos regulatórios de educação pt_BR
dc.subject Demandas da educação contemporânea pt_BR
dc.subject UNESCO pt_BR
dc.title O educador no ideário educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e as demandas educacionais contemporâneas pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Sarmento, Dirléia Fanfa pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Casagrande, Cledes Antonio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account