Abstract:
A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho teórico documental, teve como foco
investigativo as concepções sobre o Educador Lassalista e as demandas educacionais
presentes no Ideário Educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e suas
aproximações e distanciamentos com as concepções e demandas identificadas nos Marcos
Regulatórios da Educação difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a
Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir da década de 1990. O referencial teórico, que embasa
o estudo, concentra-se em Lauraire (2006, 2008, 2011 e 2014); Hengemüle (1997, 2011),
Corbellini (1996 e 2002) e Marquiegui (2012). O corpus investigativo está composto por
documentos do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e os Marcos Regulatórios de
Educação decorrentes dos fóruns mundiais de educação, difundidos pela UNESCO. Enquanto
metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho teórico documental. Os dados
foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, adotando-se como unidade de
análise eixos temáticos. Com relação às concepções sobre o educador, ficou evidenciado que
a dimensão profissional, a mediação pedagógica e a formação continuada aproximam o
educador encontrado nos documentos que versam sobre o Ideário Educativo Lassalista do
educador (professor) encontrado nos Marcos Regulatórios da Educação. Com relação às
demandas educacionais, percebemos um significativo alinhamento entre aquelas identificadas
nos Cadernos da Missão Educativa Lassalista (MEL) com as dos Marcos Regulatórios. Os
distanciamentos entre as concepções do educador ficam mais evidenciados quando uns
documentos apresentam um educador que compreende sua profissão como vocação e
associado para a Missão Educativa Lassalista e outro como profissional da educação
(professor, agente) que carece de maior dignidade por conta de sua baixa remuneração,
condições inadequadas de trabalho e ausência de plano de desenvolvimento de carreira. Com
relação às demandas educacionais, inferimos que os distanciamentos se concentram na
formação dos estudantes para a interioridade (valores evangélico-cristãos) e no diálogo
intercultural e inter-religioso identificados com maior ênfase nos Cadernos MEL. As
demandas relacionadas com a formação de agentes de alfabetização, gestores e
administradores educativos, bem como ao estabelecimento de metas e indicadores de
desempenho de conhecimento tem maior destaque e evidência nos Marcos Regulatórios da
Educação.