Abstract:
Esta tese realizou uma pesquisa relacionando a práxis educativa da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Rui Barbosa com a produção do conhecimento escolar necessário a
filhos de famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST –
que, pelo seu trabalho e prática social, sustentam a produção agroecológica de um
Assentamento da Reforma Agrária no município de Nova Santa Rita/RS. O objetivo da
tese foi identificar alguns vínculos estabelecidos entre a práxis educativa na EMEF com
as crianças das famílias do assentamento nela matriculadas. A descrição destes vínculos,
em tese, respondeu a seguinte hipótese: De que forma esta práxis se aproxima e se
distancia do ideário educativo do MST no que se refere, especificamente, ao modelo de
produção agroecológica? A metodologia do Estudo de Caso produziu uma análise
qualitativa com objetivo exploratório e descritivo. A abordagem hermenêutico-
interpretativa fundamentou esta análise que identificou aproximações e distanciamentos
entre a proposta pedagógica do MST e o projeto político-pedagógico da escola. A coleta
de dados articulou a observação com entrevistas semi-estruturadas com direção,
professores, alunos, pais e responsáveis. Os resultados confirmaram a tese pedagógica
de que o conhecimento escolar produzido na referida escola pode e deve atender
necessidades epistemológicas e sociais específicas do alunado oriundo do Assentamento
cujas famílias trabalham na terra para sustentar a produção agroecológica.