dc.contributor.author |
Stival, David |
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dc.date.accessioned |
2021-01-04T17:18:58Z |
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dc.date.available |
2021-01-04T17:18:58Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
STIVAL, David. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária. 2020. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1438.Acesso em: 04 jan. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1438 |
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dc.description.abstract |
Esta tese realizou uma pesquisa relacionando a práxis educativa da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Rui Barbosa com a produção do conhecimento escolar necessário a
filhos de famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST –
que, pelo seu trabalho e prática social, sustentam a produção agroecológica de um
Assentamento da Reforma Agrária no município de Nova Santa Rita/RS. O objetivo da
tese foi identificar alguns vínculos estabelecidos entre a práxis educativa na EMEF com
as crianças das famílias do assentamento nela matriculadas. A descrição destes vínculos,
em tese, respondeu a seguinte hipótese: De que forma esta práxis se aproxima e se
distancia do ideário educativo do MST no que se refere, especificamente, ao modelo de
produção agroecológica? A metodologia do Estudo de Caso produziu uma análise
qualitativa com objetivo exploratório e descritivo. A abordagem hermenêutico-
interpretativa fundamentou esta análise que identificou aproximações e distanciamentos
entre a proposta pedagógica do MST e o projeto político-pedagógico da escola. A coleta
de dados articulou a observação com entrevistas semi-estruturadas com direção,
professores, alunos, pais e responsáveis. Os resultados confirmaram a tese pedagógica
de que o conhecimento escolar produzido na referida escola pode e deve atender
necessidades epistemológicas e sociais específicas do alunado oriundo do Assentamento
cujas famílias trabalham na terra para sustentar a produção agroecológica. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Universidade La Salle |
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dc.rights |
Restricted Access |
en |
dc.subject |
Educação rural |
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dc.subject |
Ensino no campo |
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dc.subject |
Práxis educativa |
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dc.subject |
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra |
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dc.subject |
Agroecologia |
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dc.title |
Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária |
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dc.type |
Tese |
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dc.contributor.advisor |
Pauly, Evaldo Luis |
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dc.degree.local |
Canoas, RS |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-graduação em Educação |
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