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Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária

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dc.contributor.author Stival, David
dc.date.accessioned 2021-01-04T17:18:58Z
dc.date.available 2021-01-04T17:18:58Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation STIVAL, David. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária. 2020. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1438.Acesso em: 04 jan. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1438
dc.description.abstract Esta tese realizou uma pesquisa relacionando a práxis educativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa com a produção do conhecimento escolar necessário a filhos de famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – que, pelo seu trabalho e prática social, sustentam a produção agroecológica de um Assentamento da Reforma Agrária no município de Nova Santa Rita/RS. O objetivo da tese foi identificar alguns vínculos estabelecidos entre a práxis educativa na EMEF com as crianças das famílias do assentamento nela matriculadas. A descrição destes vínculos, em tese, respondeu a seguinte hipótese: De que forma esta práxis se aproxima e se distancia do ideário educativo do MST no que se refere, especificamente, ao modelo de produção agroecológica? A metodologia do Estudo de Caso produziu uma análise qualitativa com objetivo exploratório e descritivo. A abordagem hermenêutico- interpretativa fundamentou esta análise que identificou aproximações e distanciamentos entre a proposta pedagógica do MST e o projeto político-pedagógico da escola. A coleta de dados articulou a observação com entrevistas semi-estruturadas com direção, professores, alunos, pais e responsáveis. Os resultados confirmaram a tese pedagógica de que o conhecimento escolar produzido na referida escola pode e deve atender necessidades epistemológicas e sociais específicas do alunado oriundo do Assentamento cujas famílias trabalham na terra para sustentar a produção agroecológica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Restricted Access en
dc.subject Educação rural pt_BR
dc.subject Ensino no campo pt_BR
dc.subject Práxis educativa pt_BR
dc.subject Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.title Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Pauly, Evaldo Luis pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR


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