Abstract:
A dissertação em tela, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle
(Unilasalle), teve como objetivo geral analisar como a formação continuada, oferecida no
âmbito da Política Departamental de Articulação entre Níveis Educativos, favorece a ação
pedagógica dos professores que atuam nas turmas de transição entre a pré-escola e o primeiro
ano do Ensino Fundamental. Para responder a esse objetivo, a metodologia utilizada teve
enfoque qualitativo, sendo o estudo de caso escolhido como procedimento metodológico. As
informações foram coletadas mediante a composição de grupos focais e analisadas a partir da
Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007), quando foi feita a
desconstrução das falas e a criação das categorias emergentes. Para fundamentar esta pesquisa
e auxiliar na discussão dos resultados, foram utilizados autores como Pineda Robayo (2014,
2015, 2017), que trata acerca dos processos relativos à infância, à educação inicial e à relação
com a ação pedagógica docente, e Perrenoud (1997, 2013), Tardif (2012) e Pimenta (1997a,
1997b, 2005), que trazem apontamentos sobre a formação continuada e a relação com os
saberes e identidade dos professores, além das leis brasileiras e colombianas que
fundamentam os processos de articulação entre as duas etapas da Educação Básica. Da análise
do corpus emergiram três grandes categorias: na primeira – saberes dos professores – foram
discutidas questões relacionadas à didática, ao planejamento e à importância da
reconfiguração docente para os processos acerca do desenvolvimento infantil. A segunda –
competências intrapessoais e interpessoais do docente – tratou das relações estabelecidas
dentro das escolas e nos espaços oportunizados por meio da formação de professores. A
terceira e última categoria – a identidade docente – foi discutida sob a perspectiva reflexiva
em torno do trabalho, da prática profissional e dos espaços formativos. Os resultados
evidenciaram que a formação oportunizada pela política tem contribuído para transformar as
vivências cotidianas, as ações pedagógicas e as experiências relacionadas à transição, bem
como para o aprimoramento dos saberes e o compartilhamento entre os diferentes sujeitos e
segmentos escolares, promovendo ambientes colaborativos e a criação de estratégias voltadas
à melhoria dos processos de ensino em extensão ao de aprendizagem.