Abstract:
O presente trabalho foi realizado na Linha de Pesquisa “Formação de professores, teorias e
práticas e práticas educativas” e encontrou apoio nos estudos e discussões promovidos pelo
Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI) da Universidade La Salle. Este estudo
se debruça sobre a análise dos limites e influência do uso do livro didático como “modelo” de
formação docente na educação infantil. Pretende verificar, também, qual a concepção e a
contribuição do livro didático para os docentes deste nível de ensino, buscando compreender
o papel das coleções didáticas no trabalho cotidiano desses profissionais. Para a realização de
nossos objetivos, recorremos, como metodologia de pesquisa, a um estudo de caso. A
produção dos dados foi realizada através de entrevistas qualitativas e semiestruturadas com
seis professoras, integrantes do corpo docente da educação infantil de uma escola do
município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte – Minas Gerais. Essa instituição
utiliza o livro didático em suas atividades docentes há mais de 30 anos. Os resultados obtidos
indicaram que, para esse grupo de professoras, o livro didático é um instrumento de direção e
orientação das práticas docentes, melhorando a compreensão dos conteúdos e conceitos a
serem estudados; afirmam que o manual do professor é uma referência e suporte teórico para
o planejamento pedagógico, com propriedade de ser um material unificador da ação docente.
O estudo também demonstrou que o material didático comumente não é objeto de crítica,
servindo como um material de apoio para a ação pedagógica. Por outro lado, as educadoras
afirmam utilizar outros recursos em seu planejamento, o que revela certa autonomia na
relação com o que é oferecido pelo livro didático.
Description:
O presente trabalho pretende dar foco à formação continuada dos professores da
educação infantil (EI), tendo como recorte a sua prática docente na utilização de livros
didáticos neste nível de ensino.