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Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com objetivo
exploratório, e tem como temática central a espiritualidade na Educação brasileira. Está ligado
à Linha de Pesquisa 3: “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”, do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Nos primeiros movimentos da
pesquisa, constatou-se que existe um número significativo de trabalhos que abordam a
espiritualidade na pesquisa brasileira em Educação. No entanto, não há definição ou
compreensão compartilhada em relação ao seu conceito nessa área de saber. Essa situação
representa um obstáculo para a elaboração de projetos de ensino ou propostas pedagógicas que
contemplem a espiritualidade, bem como pode resultar em propostas inadequadas e
insuficientes. Importa ressaltar que o pensamento racionalista eurocêntrico ocidental excluiu a
espiritualidade das discussões científicas. Portanto, dificilmente, a Educação encontrará
subsídios teóricos suficientes para compreender a espiritualidade na epistemologia ocidental.
Em vista disso, este estudo esforçou-se para estabelecer um diálogo interepistêmico e
intercultural, voltando-se para o conhecimento proveniente de povos e culturas que resistiram
ao apagamento da espiritualidade. Desse modo, a questão da pesquisa é: Quais possíveis
diálogos podem ser estabelecidos entre Educação e espiritualidade desde um pensar latinoamericano? Seu objetivo geral é compreender quais possíveis diálogos podem ser estabelecidos
entre Educação e espiritualidade desde um pensar latino-americano. Para tanto, utiliza-se a
hermenêutica como abordagem metodológica. O corpus de análise é formado por 65
dissertações e 41 teses de programas de pós-graduação em Educação do Brasil que abordam a
espiritualidade. O estudo posiciona a discussão no campo da Antropologia Filosófica. Por isso,
tem como principais aportes teóricos Henrique Lima Vaz e Rodolfo Kusch, entre outros autores
do pensamento descolonial e da literatura indígena brasileira. A tese defendida é de que os
sentidos unificados atribuídos à espiritualidade, pela pesquisa brasileira em Educação, podem
ser compreendidos desde uma epistemologia descolonial e fundamentados na Antropologia
Filosófica e na multiculturalidade do pensamento latino-americano. Desde um pensar latinoamericano, a espiritualidade pode ser entendida como o processo de integrar o homem com ele
mesmo, ou seja, seu corpo, sua alma e seu espírito; com o outro, a partir da construção do
pensamento coletivo; e com o mundo, desde o desenvolvimento da noção de pertencimento e
da conexão com a terra que habita. Nessa perspectiva, a espiritualidade é indispensável para a
significação da vida e para o processo do homem até se tornar pessoa e, portanto, deve ser
considerada dentro de todo projeto e ato educativo. Esse conceito de espiritualidade pode
representar um avanço, no sentido da construção de uma compreensão própria de
espiritualidade na área da Educação do Brasil, e pode fundamentar futuros estudos, projetos
educativos e práticas pedagógicas que visem à inclusão da espiritualidade. |
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