Abstract:
A pesquisa estruturada nesta Tese insere-se na temática gestão educacional
direcionada à educação lassalista. A partir de suas teorias e sua práxis temos como objetivo
compor o perfil do gestor educacional do século XXI baseado em João Batista de La Salle.
Iniciamos com a pergunta norteadora: Quais as competências necessárias para compor o
perfil do gestor educacional no contexto pós-moderno em que a educação está inserida? Em
nossa Tese defendemos: João Batista de La Salle foi um gestor educacional pautado nos
princípios da sustentabilidade, da gestão compartilhada, da formação integral e
integradora e pela constante inovação e empreendedorismo focado em resultados. Tais
princípios mostram-se atuais e relevantes para o perfil do gestor educacional na
contemporaneidade. Quanto ao percurso metodológico, constitui-se como um estudo
qualitativo no campo da Educação. Quanto aos fins, consiste em um estudo teórico e quanto
aos procedimentos de pesquisa, apoia-se em fontes bibliográficas e documentais. A Tese
ancora-se nas Obras Completas de João Batista de La Salle (2012) como autor primário.
Tratamos os dados de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A interpretação
dos dados é realizada à luz da hermenêutica para colocar a questão em relação a textos antigos
com o contexto social e histórico. Utilizamos ainda autores secundários e terciários para
salvaguardar a hermenêutica no período. Como resultados a partir dos princípios
fundacionais levantados, das demandas educacionais e das competências gestoras encontrados
em nosso estudo, apresentamos o perfil do gestor educacional em La Salle, no qual destacase uma atuação voltada para a sustentabilidade financeira e social da instituição, com a prática
da gestão compartilhada, da formação integral e integradora pela humanização além das
competências intelectuais, estruturadas pelo carisma fundacional a partir do exemplo e pela
constante inovação e empreendedorismo que se mostram ao longo do processo percorrido por
La Salle e os lassalistas de seu tempo. Conclui-se pela afirmação atual e relevante dos
princípios de nossa tese para a gestão educacional, independentemente do nível acadêmico,
para a atualidade.