Abstract:
A presente dissertação tem como foco o processo de ensino e a literaturalização das
ciências no contexto da educação online, no ensino superior, em tempos de
pandemia (COVID-19). A pesquisa está inserida no grupo de pesquisa COTEDICUNILASALLE/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação
(UNILASALLE) e à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na
Educação. Assim, tem o objetivo de estudar a dinâmica entre o processo de ensino e
a literaturalização das ciências, por meio das metáforas epistêmicas e do hibridismo
das linguagens, para a educação online, no ensino superior, na disciplina de
Informática e Multimeios na Educação. Considerando o contexto apresentado,
emerge a questão norteadora: Como ocorre a dinâmica entre o processo de ensino e
a literaturalização das ciências, por meio das metáforas epistêmicas e do hibridismo
das linguagens, para a educação online, no ensino superior, na disciplina de
Informática e Multimeios na Educação? Para tanto, apresentamos compreensões
sobre a construção do conhecimento fundamentadas na Biologia do Conhecer
(MATURANA; VARELA, 2005), discutimos as mudanças culturais na sociedade do
século XXI e as mudanças no contexto educacional - educação a distância e
educação online (CASTELLS, 2003, 2005; SANTOS, 2009) e apresentando novas
maneiras de construir o conhecimento por meio do e-book Educação, Tecnologia e
Cibercultura (BACKES; MANTOVANI; VAZ, 2018). A literaturalização das ciências,
para além do prazer de contar histórias (ALVES, 2008; ANDRADE; CALDAS;
ALVES, 2019; GALVÃO, 2006) é explorada por meio de dois elementos: as
metáforas epistêmicas (PALMA, 2009, 2014, 2015, 2019,) e o hibridismo das
linguagens (SANTAELLA, 2001, 2013). Assim, a fim de refletir sobre a questão
norteadora, propomos uma metodologia de estudo de caso e de abordagem
qualitativa. Os dados empíricos dessa pesquisa delimitam-se ao E-book “Educação,
Tecnologias e Cibercultura” e aos registros de comunicação, interação e
sistematização dos estudantes na construção dos conhecimentos na disciplina de
Informática e Multimeios na Educação (UNILASALLE). Por fim, na perspectiva de
responder à questão norteadora desta pesquisa, descrevemos, analisamos e
interpretamos os dados oriundos da mesma. Concluímos que, a literaturalização das
ciências pode potencializar a construção do conhecimento no processo de ensino
por meio de narrativas, personagens, diálogos, desafios que contemplam os
conhecimentos. O estudante também pode sistematizar os conhecimentos
construídos de maneira literaturalizada: criar representações contextualizadas,
dialogadas, expressar a sua autoria, explorar o hibridismo das linguagens e fazer
articulações entre o cotidiano e a teoria. Dessa forma, há um reencantamento do
mundo por meio de escritas que tecem novos conhecimentos.