Abstract:
Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da
Universidade La Salle, centra-se na análise das histórias de vida de professoras
negras que atuam em programas de pós-graduação (PPGs) no Brasil. A relevância
do estudo reside na possibilidade de visibilizar as realidades experienciadas pelas
docentes negras e no reconhecimento do papel destas enquanto produtoras de
conhecimento. Inicialmente foram realizadas pesquisas relativas à produção
científica nas bases de dados da SCIELO, Portal de Periódicos da CAPES, Banco
de Teses e Dissertações da Capes e BDTD. O referencial teórico contempla
Carneiro (2003), Davis (2016), Fanon (1968, 2008), Gomes (2010, 2012), Gonçalves
e Silva (2000), Gonzalez (2016) , hooks (1995, 2014, 2019), Kilomba (2019), Mignolo
(2008), Munanga e Gomes (2016), Quijano (2002), Ribeiro (2017, 2018, 2019) e
Souza (2018), dentre outros, pautando-se pela abordagem das relações étnico-
raciais, gênero e estudos decoloniais.O método utilizado para realizar a investigação
foi o qualitativo e exploratório, com delineamento de histórias de vida. Entrevistas
foram realizadas como instrumento de coleta de dados e tiveram como participantes
professoras integrantes de programas de pós-graduação de universidades das cinco
regiões do país. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e analisadas sob a
perspectiva do locus de enunciação. Os resultados revelam que a presença das
professoras negras nos PPGs são marcadas pelo reconhecimento social,
especialmente entre os estudantes afrodescentes, sendo a educação percebida
como uma possibilidade de mobilidade social. Por outro lado, a inserção nesse
espaço não elimina a ocorrência de racismo, sexismo e outras intersecções
geradoras de opressão decorrentes da vertente colonial ainda presente na
sociedade brasileira.