Abstract:
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias
e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação
da Universidade La Salle. Apresenta-se como objetivo geral, analisar as
percepções, comportamentos e vivências das estudantes participantes do
Programa Jovem Aprendiz, referentes as aprendizagens e inserção no mercado de
trabalho, em uma instituição privada de educação profissional. Os teóricos
norteadores do estudo foram: Louro (2008), Butler (2019), Quaresma da Silva
(2015), Scott (1995), Kuenzer (2006), Tardif (2010), entre outros que auxiliaram na
compreensão das análises de gênero e de temas afins. Trata-se de um estudo
metodológico qualitativo, com estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a
coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionário aplicados com alunas/os
inscritos no Programa Jovem Aprendiz, com idades entre 14 e 24 anos. Os
resultados analisados, através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016).
A partir dos resultados buscou-se observar, nas falas das alunas, suas perspectivas
em relação a sua inserção no mercado de trabalho, abordando teóricos que
discutem sobre gênero, mulher e mercado de trabalho. A pesquisa evidenciou o
quando as alunas gostam do curso, e estão aprendendo novos conteúdos sobre
temáticas inerentes a área da educação e preparação para o mercado de trabalho.
Além de discursos sobre gênero, mulher e sexualidade, por exemplo, refletem a
comportamentos importantes no ambiente de trabalho. Assim, como, o
fortalecimento das meninas, mulheres que sonham e buscam um futuro melhor.
Neste sentido, curso oportunizou a inserção no mercado de trabalho, além de seu
desenvolvimento pessoal, profissional, protagonismo e empoderamento.