DSpace Repository

Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz?

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Karina Dias da
dc.date.accessioned 2022-03-16T17:09:25Z
dc.date.available 2022-03-16T17:09:25Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SILVA, K. D. Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz?. 2021. 185 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2605. Acesso em: 16 mar. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2605
dc.description.abstract Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade La Salle. Apresenta-se como objetivo geral, analisar as percepções, comportamentos e vivências das estudantes participantes do Programa Jovem Aprendiz, referentes as aprendizagens e inserção no mercado de trabalho, em uma instituição privada de educação profissional. Os teóricos norteadores do estudo foram: Louro (2008), Butler (2019), Quaresma da Silva (2015), Scott (1995), Kuenzer (2006), Tardif (2010), entre outros que auxiliaram na compreensão das análises de gênero e de temas afins. Trata-se de um estudo metodológico qualitativo, com estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionário aplicados com alunas/os inscritos no Programa Jovem Aprendiz, com idades entre 14 e 24 anos. Os resultados analisados, através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A partir dos resultados buscou-se observar, nas falas das alunas, suas perspectivas em relação a sua inserção no mercado de trabalho, abordando teóricos que discutem sobre gênero, mulher e mercado de trabalho. A pesquisa evidenciou o quando as alunas gostam do curso, e estão aprendendo novos conteúdos sobre temáticas inerentes a área da educação e preparação para o mercado de trabalho. Além de discursos sobre gênero, mulher e sexualidade, por exemplo, refletem a comportamentos importantes no ambiente de trabalho. Assim, como, o fortalecimento das meninas, mulheres que sonham e buscam um futuro melhor. Neste sentido, curso oportunizou a inserção no mercado de trabalho, além de seu desenvolvimento pessoal, profissional, protagonismo e empoderamento. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Jovens pt_BR
dc.subject Mercado de trabalho pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Orientação profissional pt_BR
dc.title Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz? pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Denise Regina Quaresma da pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account