dc.contributor.author |
Costa, Claiton Oliveira da |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-16T17:24:37Z |
|
dc.date.available |
2022-03-16T17:24:37Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, C. O. As competências socioemocionais demandadas aos egressos do SENAI-RS no contexto da indústria 4.0. 2021. 158 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2606. Acesso em: 16 mar. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2606 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa realizada tem cunho qualitativo, está voltada à Linha de Pesquisa
Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, no âmbito de atuação do
Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). Aborda os avanços
tecnológicos evidenciados na indústria nos últimos anos e seus impactos na
concepção, operação e gestão da produção. Considera a possibilidade de, com o
advento da Indústria 4.0, se estar no limiar da Quarta Revolução Industrial ou, pelo
menos, à frente de um novo paradigma técnico-econômico. Esse estudo analisa os
impactos desses avanços na demanda por perfis profissionais que possam vir a
atender esses novos requisitos do mundo do trabalho. Para tanto, procura
equacionar o seguinte problema: Como potencializar o desenvolvimento das
Competências Socioemocionais demandadas aos egressos do SENAI-RS no
contexto da Indústria 4.0 por meio da capacitação metodológica das equipes
pedagógicas? Para responder a essa questão, lança mão de um estudo de caso
com gestores educacionais, fazendo uso de questionário e grupo focal. Os
resultados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. A
fundamentação teórica foi baseada em Reuven Feuerstein (Teoria da
Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Experiência de Aprendizagem Mediada),
Klaus Schwab (Quarta Revolução Industrial e a fusão dos mundos físico, digital e
biológico), Guy Le Boterf (Competência Coletiva e Navegação Profissional), Manuel
Castells (Cultura da Virtualidade Real e Tecnomeritocracia), Regina Cândida Führ
(Tecnopedagogia e Educação 4.0), Ricardo Antunes (Trabalho Digital e Indústria
4.0) e Marise Nogueira Ramos (Pedagogia das Competências). Da análise dos
dados produzidos para essa pesquisa, destaca-se o seguinte: a seleção das
Competências Socioemocionais mais demandadas pela Indústria 4.0; os diferentes
impactos da Indústria 4.0 nas profissões industriais e as tendências de expansão ou
de redução de oportunidades de trabalho em função do tipo de atividade e níveis de
responsabilidade e autonomia; o foco excessivo das ações das equipes pedagógicas
em conteúdos e competências técnicas (hard skills); a necessidade de se construir
uma postura crítica de Educação Profissional que venha a fomentar o
desenvolvimento de perfis profissionais mais alinhados às demandas por
Competências Socioemocionais (soft skills) decorrentes da Indústria 4.0 e à luz dos
princípios orientadores da metodologia preconizada pela instituição. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Competências socioemocionais |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria 4.0 |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de docentes |
pt_BR |
dc.title |
As competências socioemocionais demandadas aos egressos do SENAI-RS no contexto da indústria 4.0 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Gilberto Ferreira da |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |