DSpace Repository

Desatracar o barco: a escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Fernanda Cristina Melo
dc.date.accessioned 2022-05-06T16:57:57Z
dc.date.available 2022-05-06T16:57:57Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation PEREIRA, F. C. M. Desatracar o barco: a escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2797. Acesso em: 06 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2797
dc.description.abstract A presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, tem como objetivo analisar a escolarização, no ensino fundamental, de alunos com deficiência no contexto da região ribeirinha amazônica. Os objetivos específicos remetem a identificar os alunos com deficiência atendidos pela rede de ensino municipal, descrever os apoios oferecidos aos alunos com deficiência, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), e o uso da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), e analisar os desafios relativos à observância da política nacional de inclusão para o ensino fundamental. O método é quanti/qualitativo, descritivo, configurando-se como pesquisa documental. A coleta de dados, através de informações oriundas da Secretaria de Educação (SEMEI) e presentes no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM), contempla normativas institucionais, informações sobre discentes e docentes, planejamento dos professores, projeto político pedagógico e relatórios das atividades educacionais. Os resultados indicam que e rede municipal de ensino atende alunos com deficiência em escolas regulares, porém não observa aspectos determinados pelas legislações da educação especial e pelos decretos da educação do campo. Ressalta-se que é necessário garantir o AEE e o acesso à SRM, instituir o monitoramento de indicadores para assegurar o direito à educação aos estudantes com deficiência e construir efetivamente uma cultura inclusiva no ambiente educacional e social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Closed Access en
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.title Desatracar o barco: a escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Ziliotto, Denise Macedo pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account