Abstract:
A pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: quais os
impactos da pandemia na gestão escolar das Comunidades Educativas de Educação
Básica da Rede La Salle Brasil-Chile, situadas no Rio Grande do Sul, segundo o relato
dos gestores destas escolas? O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão,
Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade La Salle. As unidades de análise são 14 Comunidades Educativas
situadas no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. De acordo com o princípio da
gestão democrática, integram a equipe de gestão escolar os profissionais que atuam
na Direção e Vice-direção, na Supervisão Escolar, na Orientação Educacional e na
Secretaria, cada qual com atribuições específicas. Neste estudo, elegemos como
participantes os profissionais que atuam na direção e vice direção das Comunidades
Educativas. O referencial teórico tem como eixo estruturante os pressupostos de Lück
acerca da gestão escolar, estabelecendo um diálogo com outros autores que discutem
a temática em estudo. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental
e do questionário, disponibilizado online. Os dados foram analisados com base na
Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Dentre os principais achados
da pesquisa, destacam-se: a) a observação criteriosa dos dispositivos relativos à
pandemia, pelos gestores, visando a garantia dos dias letivos e a qualidade
educacional; b) o esforço dos gestores, em desenvolver estratégias que viabilizassem,
rapidamente, a disponibilização de atividades escolares e a mediação docente; c) a
ressignificação pedagógica, tendo em vista a urgência a adaptação as demandas da
adoção do ensino remoto; d) a importância das tecnologias digitais e das plataformas
nos processos de ensino e aprendizagem; e) a necessidade de restruturação do
modelo de gestão administrativa e pedagógica; e f) a importância da formação
continuada dos gestores em diferentes áreas da gestão.