Abstract:
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação
tendo como tema a avaliação de como projetos temáticos, estruturados nas
competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas propostas
no Middle Year Program (MYP), na área das Ciências da Natureza, podem contribuir
para o desenvolvimento de competências entre os estudantes do ensino Médio do
Colégio La Salle Canoas. Considerou, como pano de fundo, as constantes
mudanças nas quais as juventudes contemporâneas estão inseridas no que tange
aos processos de aprendizagem, os quais exigem o desenvolvimento de práticas
escolares que permitam a formação de indivíduos com competências para
intervenções eficazes nos diferentes âmbitos da vida. A BNCC, que propõe a
aprendizagem por competências, somada ao MYP e ao Next Generation Science
Standards (NGSS), programas aplicados em escolas internacionais, os quais
propõem a utilização de projetos temáticos para o desenvolvimento de
competências, foram documentos inspiradores para construção e implantação
destes, na área de Ciências da Natureza, voltados para os estudantes da segunda
série do ensino médio do Colégio La Salle Canoas. O problema da pesquisa foi
delineado do seguinte modo: como projetos temáticos, estruturados nas
competências da BNCC e nas práticas propostas no Currículo Internacional do MYP,
na área das ciências da natureza, podem contribuir para o desenvolvimento de
competências entre os estudantes do Ensino Médio do Colégio La Salle Canoas? O
objetivo principal consistiu em compreender como projetos temáticos, estruturados
nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas
propostas no Currículo Internacional Middle Year Program (MYP ), na área das 1
ciências da natureza, podem contribuir para o desenvolvimento de competências
dos estudantes do ensino médio do Colégio La Salle Canoas. A pesquisa
caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com a
proposição de projetos temáticos, desenvolvidos por grupos de estudantes orientados pela pesquisadora. As práticas foram observadas e registradas mediante
a utilização de caderno de campo, rubricas e grupos focais com os estudantes
envolvidos. Para avaliação desse material produzido pelos estudantes, foi utilizada a
hermenêutica, a qual permitiu uma abordagem de postura interpretativa e
compreensiva das falas dos estudantes e dos textos em seu próprio horizonte de
sentido, visto que a educadora/pesquisadora estava aberta a aprender com as
situações propostas, interpretando as reações geradas durante o processo. A
pesquisa resultou na seguinte tese: projetos temáticos na área das Ciências da
Natureza, estruturados a partir das competências da BNCC e nas práticas propostas
pelo MYP e o NGSS, contribuíram significativamente para o desenvolvimento de
competências entre os estudantes do ensino Médio do Colégio La Salle Canoas.
Esses projetos possibilitaram a ação que promoveu a percepção para a
aprendizagem dos estudantes perante os temas abordados, e permitiram a
aproximação entre a pesquisadora/educadora e os estudantes, bem como o
desenvolvimento de um sentido de querer aprender, o que se mostrou fundamental
para o aprendizado dos estudantes. Ademais, como resultados evidenciados através
dos diálogos e registros construídos ao longo do desenvolvimento dos projetos,
emergiram três categorias temáticas: a “ação promovendo a percepção”; a
“afetividade dos estudantes com a professora-educadora”; e o “querer aprender''.