Abstract:
Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Culturas, Linguagens e
Tecnologias na Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade La Salle – UNILASALLE, e articula-se ao conjunto das investigações
desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa “Cultura Contemporânea,
Sociabilidades e Práticas Educativas” (CNPq). Tem como tema central as relações
entre educação, autoridade e juventudes, discutindo de modo particular as relações
sociais entre jovens na atualidade. O objetivo central da pesquisa consiste em
identificar e discutir os sentidos de autoridade entre jovens na atualidade, com o intuito
de sustentar a pertinência da seguinte tese: há necessidade de um tipo intersubjetivo
particular de exercício de autoridade na relação professor-aluno, sobretudo na relação
com jovens estudantes, para atender a uma demanda psicológica de pertencimento
social expressa na luta por reconhecimento, possibilitando com isso uma mitigação
de conflitos, assim como uma melhor valorização da escola e de seus protagonistas.
Tal tipo particular de exercício de autoridade implica, simultaneamente, um horizonte
de compreensão recíproca e disposição para o reconhecimento mútuo, o que apenas
a experiência do diálogo pode oferecer. Do ponto de vista teórico está delineado como
um estudo na fronteira entre a sociologia e a filosofia da educação, servindo-se
especialmente da teoria social de Axel Honneth e da perspectiva hermenêutica
filosófica, orientada pelos pressupostos de Hans-Georg Gadamer. No que toca aos
procedimentos, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um ensaio teórico, associado
à coleção e exame de comentários/discussões de jovens estudantes, a partir de
situações-problema concretas da realidade escolar evidenciadas em vídeos no
Youtube, com interpretação por Análise Textual Discursiva (ATD). Este trabalho está
organizado e apresentado na forma de 4 artigos científicos que, em conjunto,
demarcam o referencial teórico, as opções epistêmico-metodológicas e o campo –
tanto conceitual quanto empírico – do estudo desenvolvido.