Abstract:
Este trabalho de investigação, inserido na linha de pesquisa 2 Gestão, Educação e
Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La
Salle, tem como temática a Gestão de Escola Confessional Lassalista: um estudo de
caso. O objetivo geral é analisar os pressupostos de gestão do Colégio La Salle Dores,
instituição de ensino de educação básica, com a finalidade de propor melhorias nos
indicadores. Ele é caracterizado por ser um Estudo de Caso, pois a sua investigação
é focada na gestão do Colégio La Salle Dores, cujo problema de pesquisa se dá pela
seguinte indagação: Quais os pressupostos da gestão escolar que atendem às
demandas do Colégio La Salle Dores tendo em vista a escola esperada para o século
21? A unidade de análise desta investigação é uma instituição de ensino de educação
básica que está situada em Porto Alegre/RS. Os participantes do estudo são os
integrantes da equipe de gestão, tais como diretor, coordenadores e orientadores
educacionais, professores, alunos e responsáveis educacionais. A coleta de dados foi
realizada por meio da análise do questionário encaminhado com perguntas fechadas
e abertas, além da análise documental. Os dados foram analisados por intermédio da
Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). O referencial teórico é
fundamentado em autores como Lück (2009, 2015), Libâneo (2018) e Paro (2012,
2016), entre outros citados no contexto da pesquisa. O resultado observado foi quanto
à importância da gestão escolar a partir de indicadores enquanto elementos
integradores e gerenciadores da práxis educativa. Destaca-se, ainda, a relevância da
articulação planejada com dados das ações educacionais, tornando o planejamento
um eixo estruturante para a qualidade educativa. Além disso, evidencia-se a
necessidade da participação de pais, alunos e professores em instâncias que
contribuem para o desenvolvimento da instituição de ensino. Conclui-se que é
importante uma gestão escolar eficiente, pautada em indicadores, com o objetivo de
melhoria da qualidade educativa.