Abstract:
O presente trabalho traz como proposta, analisar os desafios, perspectivas e demandas de
formação continuada dos docentes do eixo tecnológico, com vistas ao aperfeiçoamento de
suas práticas em relação aos alunos com necessidades educacionais específicas, que
ingressam nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Amazonas, campus
Manaus Zona Leste. Tratou-se de um estudo de caso de cunho descritivo e abordagem de
natureza qualitativa e utilizou como método de produção de dados a aplicação de um
questionário semiestruturado com 21 questões. A composição dos participantes da pesquisa
foi feita de docentes das disciplinas do eixo tecnológico, que ministram apenas disciplinas
técnicas, nos cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado e subsequente, e que
possuíam formação inicial em nível de bacharelado e tecnólogo. Contou com um total de 36
respondentes de um universo de 68 docentes que obedeciam aos critérios de inclusão na
amostragem. Aliou-se uma ampla revisão de literatura, tomando por base informações
contidas no Banco de Teses da CAPES, tendo por objetivo mapear e conhecer como se
encontram as discussões neste campo de investigação. O processo investigativo foi
fundamentado na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011), os dados foram organizados e
categorizados e os resultados apresentados, foram discutidos e alicerçados nas proposições
presentes nas obras da pesquisadora Marcia Denise Pletsch. A partir dos tensionamentos
gerados e evidenciados no transcurso da pesquisa, podemos inferir que as demandas de
formação continuada são das mais diversas e complexas, e vão além do campo
epistemológico e prático, necessitando de uma formação continuada que desmistifique todos
os preconceitos já enraizados culturalmente no docente. Foi possível verificar que muito foi
feito em relação aos aspectos arquitetônicos institucionais voltados para a acessibilidades das
Pessoas com deficiência (PcDs) mas que as políticas de formação de professores para o
atendimento a esse público ainda andam em passos lentos no âmbito da educação profissional
e tecnológica. Sendo assim, apesar de todas as dificuldades e demandas apontadas pelos
docentes, interferindo diretamente na sua práxis em relação aos alunos com necessidades
educacionais específicas, os docentes são otimistas em relação a presença cada vez maior
desse público e apresentam perspectivas positivas em relação aos alunos com necessidades
educacionais específicas nessa modalidade de ensino, destacando o protagonismo dos alunos
na realização das atividades propostas, sendo fundamentais em seu percurso e êxito
acadêmico.