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A escola Mbya Guarani e os processos de socialização e individuação

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dc.contributor.author Gomes, Luana Barth
dc.date.accessioned 2022-08-17T21:27:01Z
dc.date.available 2022-08-17T21:27:01Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation GOMES, L. B. A escola Mbya Guarani e os processos de socialização e individuação. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3253. Acesso em: 17 ago. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3253
dc.description.abstract A presente tese de doutorado em Educação aborda a escola intercultural e os processos de subjetivação, a partir da socialização e de individuação, das pessoas Mbya Guarani com base no mbya reko, analisando se os elementos culturais e linguísticos formadores são mediados ou não pela escola situada dentro da comunidade. O estudo ocorreu na aldeia Mbya Guarani Anhetenguá, situada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e teve por objetivo geral compreender como a escola Anhetenguá contribui para a formação de seus alunos na perspectiva do mbya reko (modo de ser Guarani) em um contexto de interculturalidade. Problematizando e fazendo uma reflexão acerca da temática exposta, a questão que guiou essa investigação foi assim definida: como a escola Anhetenguá, inserida na aldeia Anhetenguá, contribui para a formação de seus alunos na perspectiva do mbya reko em um contexto de interculturalidade? Para a análise deste tema, foram utilizadas as obras de alguns autores, que se situam na fronteira entre educação, filosofia e antropologia, como Bergamaschi (2005), Kusch (2007), Mead (1973), Honneth (2009) e Casagrande (2014). A pesquisa realizada pode ser caracterizada como uma pesquisa qualitativa, exploratória, de cunho etnográfico, com matriz epistemológica pautada no interacionismo simbólico, baseada em observações com registros em caderno de notas e em diário de campo, além de entrevistas gravadas com os professores e as lideranças da aldeia Anhetenguá. A ênfase se deu na descrição densa, proposta por Geertz (2017), com a intenção de captar, por meio da observação, aquilo que está subentendido, algo que não se dá a ver facilmente, apreender os significados e, após, interpretá-los. A análise e interpretação dos dados foi feita sob o viés da hermenêutica cultural proposta por Geertz (2017). A tese deste estudo conclui que o mbya reko ocorre fundamentalmente na escola verdadeira, baseada na educação tradicional a partir das vivências na comunidade, no tempo e no ritmo próprios de aprendizagem, acontecendo também de forma complementar e eventual na escola intercultural. Ao longo desta investigação, pode-se observar como se dão os processos de socialização e de individuação nas escolas verdadeira e intercultural, constatando-se que ambas são importantes e necessárias, de forma que uma não substitui a outra. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação indígena pt_BR
dc.subject Processo de individuação pt_BR
dc.subject Processo de socialização pt_BR
dc.subject Escola Mbya Guarani pt_BR
dc.title A escola Mbya Guarani e os processos de socialização e individuação pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande, Cledes pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.contributor.advisorco Bergamaschi, Maria Aparecida pt_BR


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