Abstract:
Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e
Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La
Salle – Minter Manaus, ocupa-se do tema do autismo entre jovens adolescentes e os desafios
que isso representa para a prática docente no contexto escolar. O problema de pesquisa girou
em torno da pergunta quais os principais desafios enfrentados por educadores de jovens
adolescentes autistas em contexto escolar e suas potenciais repercussões para a formação do
educador. O objetivo geral da investigação consistiu em compreender como professores de
jovens adolescentes autistas em contexto escolar se veem desafiados em suas práticas e seus
processos de formação e para isso, buscou-se: (a) inventariar os principais impasses
enfrentados pelos professores de jovens adolescentes autistas; (b) descrever as práticas
pedagógicas mobilizadas pelos professores com jovens adolescentes autistas em sala de aula;
(c) analisar os discursos dos professores envolvidos na pesquisa; (d) discutir sobre as
experiências docentes frente a jovens adolescentes com TEA, e por fim; (e) problematizar
limites e possibilidades nos percursos formativos dos professores de jovens adolescentes
autistas. Tratou-se de pesquisa eminentemente qualitativa, com enfoque descritivo e
exploratório, por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus discursivo foi
construído por meio de entrevista com 1 (uma) professora de sala regular, 2 (dois)
especialistas em Atendimento Educacional Especializado e 1 (um) gestor educacional, todos
os atores oriundos de 2 (duas) escolas de Manaus/AM. Entre os achados da pesquisa, temos a
discussão sobre os desafios à “criatividade do docente”, o engajamento familiar, os impasses
entre o marco legal e a implementação da inclusão e questionamentos sobre a inclusão na
prática cotidiana.