DSpace Repository

Desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes com transtorno do espectro autista

Show simple item record

dc.contributor.author Mendes, Gilmara Lima
dc.date.accessioned 2022-10-01T12:33:18Z
dc.date.available 2022-10-01T12:33:18Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation MENDES, G. L. Desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes com transtorno do espectro autista. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3325. Acesso em: 01 set. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3325
dc.description.abstract Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Minter Manaus, ocupa-se do tema do autismo entre jovens adolescentes e os desafios que isso representa para a prática docente no contexto escolar. O problema de pesquisa girou em torno da pergunta quais os principais desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes autistas em contexto escolar e suas potenciais repercussões para a formação do educador. O objetivo geral da investigação consistiu em compreender como professores de jovens adolescentes autistas em contexto escolar se veem desafiados em suas práticas e seus processos de formação e para isso, buscou-se: (a) inventariar os principais impasses enfrentados pelos professores de jovens adolescentes autistas; (b) descrever as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores com jovens adolescentes autistas em sala de aula; (c) analisar os discursos dos professores envolvidos na pesquisa; (d) discutir sobre as experiências docentes frente a jovens adolescentes com TEA, e por fim; (e) problematizar limites e possibilidades nos percursos formativos dos professores de jovens adolescentes autistas. Tratou-se de pesquisa eminentemente qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório, por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus discursivo foi construído por meio de entrevista com 1 (uma) professora de sala regular, 2 (dois) especialistas em Atendimento Educacional Especializado e 1 (um) gestor educacional, todos os atores oriundos de 2 (duas) escolas de Manaus/AM. Entre os achados da pesquisa, temos a discussão sobre os desafios à “criatividade do docente”, o engajamento familiar, os impasses entre o marco legal e a implementação da inclusão e questionamentos sobre a inclusão na prática cotidiana. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes com transtorno do espectro autista pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Ratto, Cleber Gibbon
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account