Abstract:
Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias
na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle
(PPGEDU/UNILASALLE), dedica-se ao tema das relações entre cinema, educação em ciências
e formação sociocultural de jovens no ensino médio. A questão central em torno da qual se
constrói o problema da pesquisa diz respeito ao modo como o uso do cinema pode contribuir
para a formação, na perspectiva da educação crítica em ciências, para a transformação das
concepções de ciências presentes entre jovens estudantes do Ensino Médio, ultrapassando o
predomínio de concepções exclusivamente técnicas de base positivista. Para tanto, buscou:
(a) inventariar teses e dissertações produzidas na última década que relacionem o cinema e o
ensino de ciências; (b) identificar que aspectos socioculturais foram discutidos nas dissertações
e teses; (c) analisar de que modo a linguagem cinematográfica foi abordada nas pesquisas
inventariadas; (d) discutir as relações entre cinema e educação em ciências com vistas à
formação dos jovens do Ensino Médio de modo crítico, cidadão e, consequentemente,
socialmente atuante. Trata-se de pesquisa eminentemente teórica e qualitativa, operada por
meio de revisão bibliográfica da produção científica brasileira, construída através da Análise
Textual Discursiva. Foram selecionadas e analisadas 20 produções brasileiras, teses e
dissertações, defendidas no período entre os anos de 2011 e 2020. As conclusões da pesquisa
apontam na direção das possibilidades do cinema como linguagem e artefato cultural na
educação em ciências, sobretudo quando assumido em sua potência estética (trans)formadora,
para além das funções instrumentais centradas no ensino ou demonstração de conceitos.