Abstract:
Esta tese investiga o imaginário docente frente à Identidade Sexual e de Gênero, nas
instituições de ensino da rede municipal de ensino fundamental em Parobé, Rio Grande do
Sul, Brasil. Seguidamente, a tese é desenvolvida sobre a apresentação do tema identidade
sexual e de gênero o qual sustenta a necessidade de repensar e conceber a instituição de
ensino, enquanto espaço possível à equidade, sem que silencie os diferentes. O presente
estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas
Educativas, do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle/UNILASALLE. O
referencial metodológico está ancorado em uma abordagem qualitativa, seguindo o viés
descritivo, e contou com o aporte de estudo de caso. O campo desse estudo integrou, por
adesão voluntária, dez docentes de quatro escolas públicas municipais de ensino fundamental
de Parobé, Rio Grande do Sul, Brasil. Os instrumentos facilitadores, que contribuíram à
pesquisa, foram a aplicação de questionários, observações, diário de campo, entrevistas
semiestruturadas e imagens. A coleta de informações iniciou pela revisão bibliográfica e
contatos diretos com as instituições de ensino, como procedimentos para obtenção dos dados.
Ao encontro do estudo qualitativo, as técnicas utilizadas para a entrevista semiestruturada
constituíram-se na proposta do grupo focal, que possibilitou o processo participativo das
pessoas investigadas, como também viabilizou um maior aprofundamento e conexão com a
experiência subjetiva da comunidade investigativa. Partindo dessa perspectiva, os dados
constituídos foram explorados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011), envolvendo
pessoas à coleta de dados. Assim, suscitou os pontos positivos e negativos aqui destacados: 1)
Pontos positivos - possibilitou uma investigação na qual informações subjetivas são
indispensáveis, permitindo aos integrantes responderem questões de um roteiro
semiestruturado, cuja solicitação de informações deixou o(a) ser entrevistado(a) mais à
vontade para expor suas opiniões e/ou respostas; foi realizado entre diferentes grupos de
pessoas; permitiu a interação entre entrevistador e entrevistado; efetuou registro de
informações adicionais que podem ser importantes para a Pesquisa; 2) Pontos negativos – por
se constituir em um estudo a partir das falas dos(as) participantes, muitos deles sentem-se
receosos e demonstram um sentimento de desconforto para contribuir com a pesquisa. Para se
obter os resultados, as categorias foram pré-estabelecidas, através de imagens e vídeo, e estão,
assim, apresentadas: a) a imaginação e a cultura docente, fazendo referências à identidade
profissional e aos conceitos enunciados em suas vozes; b) a abordagem às características da
identidade sexual e de gênero; c) a identidade dos(as) estudantes que frequentam a escola
contemporânea; d) a formação continuada de docentes, sob a perspectiva da identidade sexual
e de gênero na Educação Básica, bem como o envolvimento da Gestão pedagógica
institucional em relação a ela. Os apanhados apontaram a falta de clareza conceitual sobre a
temática, seguida do preconceito velado e a carência de formação sobre a temática, na rede
municipal de ensino. As considerações, sob a minha ótica, contemplam as percepções que
indicam a falta de uma necessária formação continuada, com especialistas na área que
atentem para a real necessidade da escola, isto é, para além do modismo acadêmico. As
vivências estão norteadas pelas inquietações diárias; as observações vislumbraram os lugares
desses gêneros e corpos, possíveis e impossíveis, no espaço escolar. Diante disso, obtive
como finalidade acrescentar as subjetivações que despontam nas diversas pedagogias do
gênero, presentes na escola. Às contribuições futuras, elenca a importância de formalizar a
formação de professores(as) que trabalham na rede de educação básica do município de
Parobé/RS, de modo a problematizar os conceitos que deflagram em apagamentos e
ocultamentos identitários dos estudantes.