Abstract:
Esta pesquisa está vinculada à Linha Culturas, Linguagens e Tecnologias na
Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La
Salle (UNILASALLE). O presente estudo teve por objetivo compreender sobre os
saberes dos professores relativos à informática educacional e as suas possibilidades
de utilização nas salas de recursos multifuncionais, em escolas da rede municipal de
Gravataí/RS, identificando suas demandas formativas. E como objetivos específicos:
a) analisar os saberes dos professores com relação à informática educacional dentro
das salas de recursos multifuncionais; b) descrever as demandas formativas dos
professores relativas à utilização informática educacional nas salas de recursos
multifuncionais; c) indicar temáticas para a formação continuada dos professores que
atuam em salas de recursos multifuncionais relativas à informática; d) avaliar as
condições dos materiais tecnológicos dentro das salas de recursos multifuncionais de
Gravataí. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, como fonte da coleta de dados
foi realizado um questionário online através do Google Forms e análise dos recursos
que compõem as SRM’s tipo I e tipo II, através da listagem de Dutra, Santos e Guedes
(2010), onde foi verificado como é visto a aplicabilidade dos recursos tecnológicos
dentro das Salas de Recursos Multifuncionais, a quantidade e qualidade destes
materiais, se os professores já receberam formação sobre o tema e como se sentem
ao aplicar tal recurso em seus atendimentos. A análise de dados foi realizada a partir
da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011) e utilizou a
perspectiva de análise transversal de dados. A política de inclusão escolar presume
que é direito de todos uma escola sem exclusão, discriminação ou preconceito,
atendendo conforme a necessidade de cada aluno, oferecendo a cada estudante
condições para que adquiram as competências e habilidades necessárias para
tornarem-se cidadãos autônomos. Com a pesquisa foi possível mostrar as condições
das escolas municipais de Gravataí com relação aos recursos tecnológicos presentes
dentro das SRM’s. Foi observada a necessidade da promoção de formação
continuada e a realização de investimentos contínuos na aquisição e manutenção de
recursos digitais a serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem dos
estudantes com deficiência.