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Saberes docentes e informática educacional: a inclusão escolar em salas de recursos multifuncionais no município de Gravataí

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dc.contributor.author Sanches, Andreza Scheffer
dc.date.accessioned 2023-12-20T16:53:06Z
dc.date.available 2023-12-20T16:53:06Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SANCHES, A. S. Saberes docentes e informática educacional: a inclusão escolar em salas de recursos multifuncionais no município de Gravataí. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3782. Acesso em: 13 dez. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3782
dc.description.abstract Esta pesquisa está vinculada à Linha Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). O presente estudo teve por objetivo compreender sobre os saberes dos professores relativos à informática educacional e as suas possibilidades de utilização nas salas de recursos multifuncionais, em escolas da rede municipal de Gravataí/RS, identificando suas demandas formativas. E como objetivos específicos: a) analisar os saberes dos professores com relação à informática educacional dentro das salas de recursos multifuncionais; b) descrever as demandas formativas dos professores relativas à utilização informática educacional nas salas de recursos multifuncionais; c) indicar temáticas para a formação continuada dos professores que atuam em salas de recursos multifuncionais relativas à informática; d) avaliar as condições dos materiais tecnológicos dentro das salas de recursos multifuncionais de Gravataí. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, como fonte da coleta de dados foi realizado um questionário online através do Google Forms e análise dos recursos que compõem as SRM’s tipo I e tipo II, através da listagem de Dutra, Santos e Guedes (2010), onde foi verificado como é visto a aplicabilidade dos recursos tecnológicos dentro das Salas de Recursos Multifuncionais, a quantidade e qualidade destes materiais, se os professores já receberam formação sobre o tema e como se sentem ao aplicar tal recurso em seus atendimentos. A análise de dados foi realizada a partir da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011) e utilizou a perspectiva de análise transversal de dados. A política de inclusão escolar presume que é direito de todos uma escola sem exclusão, discriminação ou preconceito, atendendo conforme a necessidade de cada aluno, oferecendo a cada estudante condições para que adquiram as competências e habilidades necessárias para tornarem-se cidadãos autônomos. Com a pesquisa foi possível mostrar as condições das escolas municipais de Gravataí com relação aos recursos tecnológicos presentes dentro das SRM’s. Foi observada a necessidade da promoção de formação continuada e a realização de investimentos contínuos na aquisição e manutenção de recursos digitais a serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Sala de recursos multifuncional. pt_BR
dc.subject Informática educacional pt_BR
dc.title Saberes docentes e informática educacional: a inclusão escolar em salas de recursos multifuncionais no município de Gravataí pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Pontin, Fabrício
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.country BR


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