DSpace Repository

Práticas educativas para o desenvolvimento da autonomia: relatos de docentes da educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.author Neves, Cintia Cristina Maciel
dc.date.accessioned 2023-12-22T13:42:05Z
dc.date.available 2023-12-22T13:42:05Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation NEVES, C. C. M. Práticas educativas para o desenvolvimento da autonomia: relatos de docentes da educação infantil. 2023. 110 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3789. Acesso em: 13 dez. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3789
dc.description.abstract Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso, situada na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Tem como tema as práticas educativas e o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil. Seu objetivo principal consiste em compreender como se efetivam as práticas educativas relativas ao desenvolvimento da autonomia das crianças de turmas de Educação Infantil, do Colégio La Salle Niterói, segundo o relato das professoras. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário e o grupo focal. Os dados foram analisados por meio da abordagem hermenêutica. A relevância do estudo repousa sobre a importância da Educação Infantil como espaço de socialização, construção de si, entendimento de regras e convivência em sociedade. O referencial teórico fundamenta-se, principalmente, nos conceitos de autonomia e aprendizagem de Paulo Freire e John Dewey, bem como em documentos normativos da Educação Infantil do Brasil. A partir da análise e interpretação dos dados, emergiram três categorias: a) Socialização; b) Protagonismo; e c) Papel do professor. A categoria “socialização” trata da construção da identidade coletiva e individual. Na categoria denominada de “protagonismo”, dialoga-se sobre a relação educador/educando. Por fim, a categoria o papel do professor elucida os principais aspectos pontuados pelas docentes participantes sobre a rotina e os fazeres pedagógicos. Os resultados da pesquisa apontam o quanto as contribuições de John Dewey e Paulo Freire seguem atuais para a construção do espaço escolar pautado na autonomia e no diálogo. Além disso, as docentes participantes percebem que a socialização é um fator importante na construção da autonomia e trabalham de forma que proporciona aprendizagens significativas em diferentes espaços buscando experiências para a construção das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Relatos docentes pt_BR
dc.title Práticas educativas para o desenvolvimento da autonomia: relatos de docentes da educação infantil pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande, Cledes Antonio
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Direito


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account