Abstract:
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(UNESCO) é uma instituição internacional profundamente enraizada no cenário
educacional mundial. Os dispositivos por ela organizados são fontes embasadoras
de políticas públicas educacionais no âmbito mundial, bem como de estudos
direcionados à sua análise, interpretação, desdobramentos e aplicações. A
Educação para a Cidadania Global (ECG) é uma proposta educacional tida como
prioridade pela UNESCO. Nesse sentido, a pesquisa teórica com foco em fontes
documentais e bibliográficas primárias, tem como problema de investigação: Quais
são as relações existentes entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a
efetividade do direito à educação abordadas nos dispositivos difundidos pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(UNESCO), a partir da década de noventa? O corpus investigativo está composto
pelos seguintes dispositivos difundidos pela UNESCO: Educação para a cidadania
global: preparando alunos para os desafios do século XXI, Educação 2030
Declaração de Incheon: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e
à educação ao longo da vida para todos e Repensar a Educação: rumo a um bem
comum mundial? Os dados são analisados com base na Técnica de Análise de
Conteúdo, proposta por Bardin. Para a articulação teórica-analítica buscamos
subsídios nas publicações da UNESCO, estabelecendo diálogo com autores que
aprofundam as temáticas contempladas em cada um dos eixos temáticos. O estudo
se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa
de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e conta com o
financiamento da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul (RS/Brasil). Concluímos
que o direito à educação é amplamente reconhecido e referido em dispositivos
internacionais e nacionais, os quais reconhecem que todos, sem exceção têm direito
de acesso, permanência e qualidade da educação; a ECG é entendida como uma
estratégia de ação frente às emergências globais, constrói-se e promove a reflexão
crítica e que suas abordagens pedagógicas vinculam-se à participação, à
democracia, ao protagonismo estudantil, preocupando-se com a solução de
problemas locais e globais; a relação entre ECG e a efetividade do direito à
educação reside no resultado esperado na formação cidadã dos estudantes e na
própria lógica da ECG ao conferir qualificação à educação, um dos pilares do direito
à educação.