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Por que estás vestida desta forma: um estudo sobre as violências simbólicas escolares com alunas de uma escola pública de Canoas/RS

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dc.contributor.author Teixeira, Cristiane Rollsing
dc.date.accessioned 2024-02-15T11:37:52Z
dc.date.available 2024-02-15T11:37:52Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation TEIXEIRA, C. R. Por que estás vestida desta forma: um estudo sobre as violências simbólicas escolares com alunas de uma escola pública de Canoas/RS. 2023. 134 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3806. Acesso em: 15 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3806
dc.description.abstract Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Tem como objetivo identificar as manifestações de violência e as violências simbólicas que acometem alunas de 8o e 9o anos de uma escola pública municipal da periferia de Canoas/RS. A abordagem teórica está embasada nos Estudos de Gênero de Louro (2014), Silva (2022), Butler (2021) e hooks (2020). Como referenciais teóricos para os conceitos de violências simbólicas e para a abordagem do imaginário social das alunas serão usados, respectivamente, Bourdieu (2011) e Castoriadis (1982). A pesquisa busca ainda compreender como as designações de gênero corroboram as violências de gênero na escola, investigar como as adolescentes percebem as violências simbólicas, verificar as consequências dessas violências na vida das adolescentes e analisar como as relações entre os marcadores de gênero, classe social ou raça respaldam as violências simbólicas com meninas na escola. O público pesquisado são alunas de 8o e 9o anos. Como procedimento metodológico, foram coletados dados por meio de um questionário preliminar seguido de uma entrevista com base em um roteiro semiestruturado. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), na qual, por meio das categorias elencadas evidenciou-se o quanto as adolescentes convivem com as mais diversas violências, em especial as simbólicas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as alunas são capazes de identificar esse fenômeno de violência, estabelecendo conexões entre as manifestações de agressão e questões de gênero de maneira interseccional. Além disso, ficou clara a influência dessas formas de violência nas vidas das estudantes, o que destaca a necessidade premente de promover um ambiente de diálogo e discussão sobre essas questões no contexto escolar. pt_BR
dc.language.iso portuguese pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Alunas pt_BR
dc.subject Violências simbólicas pt_BR
dc.title Por que estás vestida desta forma: um estudo sobre as violências simbólicas escolares com alunas de uma escola pública de Canoas/RS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Denise Regina Quaresma da
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação


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