DSpace Repository

Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos

Show simple item record

dc.contributor.author Funakura, Masaaki Alves
dc.date.accessioned 2024-02-15T12:07:49Z
dc.date.available 2024-02-15T12:07:49Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation FUNAKURA, M. A. Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos. 2023. 181 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3810. Acesso em: 15 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3810
dc.description.abstract Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos é uma análise hermenêutica da cultura pop japonesa na educação. Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, sendo de natureza qualitativa e exploratória. O trabalho procura lançar questões sobre as principais tendências nas produções científicas sobre mangás e animês voltadas para o cotidiano escolar, estabelecendo inter-relações na contemporaneidade tendo em vista uma aposta socioemocional. Com o objeto principal de mapear produções acadêmicas dos últimos dez anos em torno das práticas pedagógicas de animações japonesas, foram identificadas produções que abordam a temática sobre mangás e animês, analisadas as experiências nas pesquisas, verificando os conflitos presentes em contextos escolares e compreendendo as possíveis lacunas existentes nestas pesquisas para potencializar caminhos metodológicos futuros. Para tanto, o trabalho está ancorado na teoria do imaginário e tem uma abordagem hermenêutica como metodologia que visou compreender as principais tendências construídas nesse campo do conhecimento, observando os estudos produzidos e voltados para a cultura escolar, rastreando a construção de saberes nas esferas educacionais, catalogando experiências científicas realizadas nas escolas e práticas pedagógicas. Os resultados das publicações do campo apontam tendências que oferecem visibilidade ao uso de mangás e animês em sala de aula, seja para conteúdo específico, seja para o desenvolvimento das relações socioemocionais. A conclusão a que se chega no final deste trabalho é que os mangás e animês tem grande aderência pelo público jovem e são uma grande ferramenta na dimensão socioemocional, podendo contribuir para a formação de pessoas mais sensíveis, criativas, críticas e autônomas capazes de lidar com as emoções de forma saudável e de se relacionar de forma positivas com os outros. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Animês pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cultura japonesa pt_BR
dc.subject Mangá pt_BR
dc.subject Socioemocional pt_BR
dc.title Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Conte, Elaine
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.country BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account