Abstract:
Esta dissertação apresenta a configuração do ecossistema para aprendizagens no
processo de alfabetização em um contexto da recontextualização das ciências. O
estudo se insere no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, vinculado ao
Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio da linha de pesquisa Culturas,
Linguagens e Tecnologias na Educação da mesma Universidade La Salle. O objetivo
é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de
alfabetização por meio da recontextualização das ciências. O estudo tem uma
abordagem qualitativa e exploratória e utiliza a estratégia metodológica da pesquisa
participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens
na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de 20 estudantes de um 1.o ano da
professora-pesquisadora, que atua em uma escola da rede municipal de ensino em
Canoas. Nos diálogos teóricos são abordadas as reflexões sobre o processo de
alfabetização e letramentos, assim como o percurso histórico da alfabetização. O
ecossistema para aprendizagens é configurado no contexto da Educação, por meio
da interação na tecitura do conhecimento. Assim, houve a desconstrução do ‘era uma
vez’, trazendo a articulação da contação de histórias e da alfabetização, pensada a
partir da recontextualização das ciências. A configuração do ecossistema ocorreu na
recontextualização de três histórias, na triangulação dos dados produzidos com o
referencial teórico e a interpretação da professora-pesquisadora e nas categorias
emergentes: alfabetização no ecossistema; recontextualização das ciências;
configuração do ecossistema para aprendizagens; e aprendizagens da professora-
pesquisadora. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no
ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na
recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no
viver e conviver.