DSpace Repository

O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências

Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Fabiane Aparecida Parcianello de
dc.date.accessioned 2024-02-28T12:15:00Z
dc.date.available 2024-02-28T12:15:00Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation ALMEIDA, F. A. P. O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências. 2023. 151 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3818. Acesso em: 28 fev. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3818
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização em um contexto da recontextualização das ciências. O estudo se insere no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio da linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação da mesma Universidade La Salle. O objetivo é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização por meio da recontextualização das ciências. O estudo tem uma abordagem qualitativa e exploratória e utiliza a estratégia metodológica da pesquisa participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de 20 estudantes de um 1.o ano da professora-pesquisadora, que atua em uma escola da rede municipal de ensino em Canoas. Nos diálogos teóricos são abordadas as reflexões sobre o processo de alfabetização e letramentos, assim como o percurso histórico da alfabetização. O ecossistema para aprendizagens é configurado no contexto da Educação, por meio da interação na tecitura do conhecimento. Assim, houve a desconstrução do ‘era uma vez’, trazendo a articulação da contação de histórias e da alfabetização, pensada a partir da recontextualização das ciências. A configuração do ecossistema ocorreu na recontextualização de três histórias, na triangulação dos dados produzidos com o referencial teórico e a interpretação da professora-pesquisadora e nas categorias emergentes: alfabetização no ecossistema; recontextualização das ciências; configuração do ecossistema para aprendizagens; e aprendizagens da professora- pesquisadora. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no viver e conviver. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Ecossistemas para aprendizagens pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Recontextualização das ciências pt_BR
dc.title O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Backes, Luciana
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account